Notícias

Euroconsumers premeia artigos sobre proteção de dados

A Euroconsumers lançou a segunda edição do prémio Os Meus Dados São Meus, para apoiar jovens investigadores que tenham visões inovadoras sobre a proteção de dados na Europa e no mundo. O trabalho vencedor é anunciado na Web Summit de 2021, em Lisboa.

06 agosto 2021
Proteção de dados

iStock

A organização europeia Euroconsumers, formada por associações de defesa dos consumidores, entre as quais a DECO PROTESTE, lançou a segunda edição de Os Meus Dados São Meus, um prémio a atribuir ao melhor artigo elaborado por jovens investigadores sobre um tema relacionado com a proteção de dados.

O intuito é explorar as melhores oportunidades, do ponto de vista tecnológico e da regulação, para criar um ambiente digital que proteja e melhore a privacidade individual dos consumidores. Além da segurança, o objetivo é que a sociedade desbloqueie os imensos benefícios que pode ter da utilização tecnológica.

Qual será o papel das tecnologias emergentes na proteção de dados? O que se pode esperar da legislação e do mercado? De onde virão as melhores respostas?

Os artigos a concurso devem estar relacionados com qualquer tópico sobre a abordagens práticas de preservação da privacidade na sociedade algorítmica, incluindo (mas não se limitando a):

  • de que forma a regulamentação e a política pública podem fornecer os incentivos corretos para a adoção de tecnologias que aumentam a privacidade;
  • como preservar os benefícios da publicidade personalizada sem a tornar invasiva (práticas recomendadas e possíveis abordagens alternativas);
  • o papel da inteligência artificial nas decisões do consumidor (riscos e oportunidades);
  • sistemas algorítmicos como a pedra angular da moderação de conteúdo das plataformas, análise de dados e sistemas de classificação;
  • de que forma a regulamentação pode ajudar na gestão de riscos da inteligência artificial?

Requisitos de participação

Os participantes devem ser jovens investigadores, com menos de 35 anos. Os artigos devem ter entre cinco mil e sete mil palavras, terão de estar redigidos em inglês e deverão ser enviados para info@euroconsumers.org (assunto: 2021 My Data is Mine Award) até 30 de setembro de 2021. 

O vencedor receberá um prémio de mil euros e terá a oportunidade de apresentar o seu trabalho durante a cerimónia de 2021 da Web Summit, em Lisboa. Os custos de viagem e acomodação serão oferecidos pela Euroconsumers.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.