Notícias

Discos externos e serviços cloud: 7 mil utilizadores revelam os melhores

14 junho 2013 Arquivado

Arquivado

Os inquiridos preferem usar os discos rígidos externos, mas os serviços cloud já conquistaram muitos adeptos. A velocidade e a facilidade de utilização são os pontos decisivos na hora de avaliar estas soluções.

Serviços cloud

Metade dos inquiridos não utiliza nenhum serviço de armazenamento online (cloud) para guardar os ficheiros. Para a maioria, o principal receio é a possibilidade de outros acederem aos seus conteúdos. Muitos temem ainda a destruição dos dados por intrusos.

Ainda assim, a outra metade revela já ter recorrido aos serviços cloud, sobretudo para fazer backups ou partilhar ficheiros. Nesta frente, o Dropbox é o preferido de 38% dos utilizadores portugueses, seguido pelo Google Drive (23%).

A versão gratuita de serviços cloud foi utilizada pela esmagadora maioria dos inquiridos. Neste caso, o Dropbox, o Google Drive e o iCloud conquistam o pódio da satisfação. O SugarSync, o Box e o Microsoft SkyDrive ocupam a segunda metade da tabela.

O índice de satisfação com estes serviços é aceitável, mas quase um quinto dos inquiridos já enfrentou pelo menos uma falha com os seus dados na nuvem. As falhas de ligação (13%) lideram esta lista negra, seguidas da falta de acesso temporário aos ficheiros (5 por cento). Os utilizadores dos serviços SugarSync e Microsoft SkyDrive relatam mais problemas.

Para os inquiridos, a facilidade de utilização e a velocidade de download/upload são os pontos mais importantes na hora de avaliar os serviços.

Serviços cloud, versão gratuita: satisfação por marca (até 100)
Marca SATISFAÇÃO GLOBAL
Dropbox 76
Google Drive 75
iCloud 74
Microsoft SkyDrive 72
Box 71
SugarSync 70