Notícias

Discos externos e serviços cloud: 7 mil utilizadores revelam os melhores

14 junho 2013 Arquivado

Arquivado

Os inquiridos preferem usar os discos rígidos externos, mas os serviços cloud já conquistaram muitos adeptos. A velocidade e a facilidade de utilização são os pontos decisivos na hora de avaliar estas soluções.

Discos rígidos externos

Na hora de fazer backups de dados, o disco rígido externo é a solução mais comum: 8 em cada 10 inquiridos utilizam-no para guardar fotos, músicas e vídeos.

Solução para arquivar dados
Disco rígido externo 83%
Dispositivos como CD/DVD e pen USB 57%
Serviços cloud 50%
Smartphone/tablet 12%
Servidor da empresa 8%
Sites (Flickr, Facebook) 6%

A capacidade de 500 GB é a mais frequente (36%) e mais de metade dos discos rígidos comprados pelos utilizadores que inquirimos custaram 50 a 100 euros. A Western Digital é a marca mais popular entre os inquiridos (32%).

Mas, ao nível da satisfação, a estrela principal tem outro nome. Com 82 pontos numa escala até 100, a Samsung é a grande vencedora. O pelotão é composto por quatro marcas: Western Digital, Toshiba, Verbatim e iOmega. LaCie e Seagate ficam mais atrás.

A velocidade de transferência e a facilidade de utilização são os critérios que mais contribuem para a satisfação com os discos rígidos externos. A capacidade e a robustez são outros pontos essenciais.

A satisfação geral com estes aparelhos é boa, mas a falta de acesso aos dados, ainda que temporária, afetou 7% dos utilizadores, seguida de ficheiros destruídos (4%) e da perda total do conteúdo (3 por cento).

Discos rígidos externos: satisfação por marca (até 100)
Marca SATISFAÇÃO GLOBAL
Samsung 82
Western Digital 81
Toshiba 81
Verbatim 78
Iomega 78
Seagate 77
LaCie 77