Notícias

DECO e Google apresentam 3.ª edição da Net Viva e Segura

Já está na estrada a 3.ª edição da Net Viva e Segura. A iniciativa foi apresentada esta semana, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

  • Texto
  • Nuno César
20 dezembro 2019
  • Texto
  • Nuno César
deco e google apresentam net viva e segura com casa cheia

Victor Machado

O roadshow NET Viva e Segura promete visitar as escolas de todo o país. Debates, demonstrações e jogos são as prioridades desta edição. O plano inclui atividades com roadshow em 20 cidades, uma operação em cada distrito, incluindo Açores e Madeira.

Esta ação volta a juntar duas marcas que são a referência em Portugal nos seus setores de atividade e conta com um site completo e dedicado, onde, reforçou Tito Rodrigues, das Relações Institucionais da DECO PROTESTE, não faltam ferramentas e conselhos para navegar em segurança e com a privacidade salvaguardada.

O principal objetivo é aproximar a iniciativa Net Viva e Segura dos jovens consumidores de todo o país, contribuindo para o domínio da literacia digital e apoiando-os na construção de um futuro digital positivo com inclusão e educação digital para todos.

O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, destacou o trabalho feito e alertou que “nesta sociedade cada vez mais digital, existem grandes oportunidades, mas também novos desafios complexos. As leis do mundo físico não se aplicam ao virtual”.
O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, destacou “o trabalho feito ao nível da literacia financeira e digital”. 
O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, destacou “o trabalho feito ao nível da literacia financeira e digital”.

Com o lema “A Preparar o Futuro. Um contributo para a Literacia Digital”, a Net Viva e Segura foi apresentada por Tito Rodrigues, que salientou que a Internet “é cada vez mais omnipresente e em breve, com o 5G, deixará de ser utilizada apenas pelas pessoas, passando a estar em quase todos os produtos (carros, frigoríficos e pacemakers). Três em cada quatro portugueses utilizam-na todos os dias.” Tito Rodrigues antecipou que nas próximas décadas será muito diferente, baseada mais inteligência artificial, computação quântica, comunicação neurosensorial e machine learning. “O conceito da Internet das coisas está já desatualizado, falando-se já na Internet de tudo”, remata. A defesa dos consumidores não pode ficar de braços cruzados e numa preciosa parceria com a Google e a DECO Jovem, criou a 3.ª edição da ação Net Viva e Segura.

Um terço dos utilizadores com problemas online

Tito Rodrigues explicou que “a verdadeira revolução digital estende-se para o mundo físico com riscos, desafios e adaptações”. E apontou exemplos: há 25 anos não tínhamos phishing, nem malware, nem ransonware. Já tínhamos roubo de dados e roubo de identidade, mas a uma escala muito inferior àquela com que somos confrontados hoje. E em Portugal, “um terço dos utilizadores já tiveram problemas com a segurança online”, denunciou.

“Portugal ocupa uma desonrosa 3.ª posição ao nível da segurança online na Europa”, alertou Tito Rodrigues, da DECO PROTESTE. 
“Portugal ocupa uma desonrosa 3.ª posição ao nível da segurança online na Europa”, alertou Tito Rodrigues, da DECO PROTESTE.
Além dos workshops, recordados por Fernanda Santos, coordenadora da DECOJovem, a 3.ª edição da Net Viva & Segura inova ao apostar no Gaming na escola. Trata-se da promoção, nos equipamentos escolares, de pequenas competições online durante os intervalos, organizando os jovens para jogar em equipas, acompanhados de um animador. A equipa destacou o plano de roadshow em 20 cidades/escolas, incluindo Açores e Madeira. Fernanda Santos espera atingir mais de 25 mil alunos entre os 13 e 17 anos.

Mais respeito, segurança e privacidade

Helena Martins, em representação da Google, revelou que o projeto visa promover uma maior segurança na relação com a Internet e sensibilizar para a proteção da privacidade nas redes sociais. E explicou a forma como esta empresa de dimensão internacional está empenhada em colaborar para reduzir comportamentos de risco entre crianças e jovens.

“Temos de dar poder aos utilizadores para que as experiências sejam positivas”, pediu a porta-voz da Google. 
“Temos de dar poder aos utilizadores para que as experiências sejam positivas”, pediu a porta-voz da Google.
Este evento foi o palco de duas sessões sobre inclusão e educação digital para todos e Digital Change Markers. O primeiro painel contou com José Vítor Pedroso (Direção-Geral da Educação), Nuno Rodrigues (INcoDE.2030) e Helena Martins (Google). O segundo foi dinamizado por Diogo Faro e Ana Esteves (#movimentonaoenormal), Andreia Galvão (Greve Climática Estudantil) e João Martins (Insafe European Network). 

Esta operação fechou com a atribuição dos prémios Net Viva e Segura 2, nas categorias de Cortesia Não é Fantasia, Ligações Seguras e Partilha com Segurança, para as turmas de escolas de Ponte de Lima, Vila Franca de Xira e Coimbra, Ílhavo e Almada. A NET Viva e Segura já conquistou a adesão de professores e alunos. É reconhecido como um contributo para promover a literacia para os media digitais.

A DECOJovem volta a destacar esta iniciativa para as escolas, agora num novo formato para proporcionar experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes com respeito. A DECOJovem promete levar especialistas às escolas para informar, debater e refletir sobre os temas do mundo digital, num formato dinâmico e interativos, tudo para que os alunos sejam mais seguros e mais críticos na utilização da internet. Pretende-se envolver toda a comunidade educativa com jogos digitais para incentivar os mais novos a pensar sobre estas matérias. Serão pequenas competições online durante os intervalos escolares, organizando os jovens para jogar em equipas.

Ligações seguras, cuidados nas compras online, proteção de dispositivos, privacidade online, redes sociais, fake news e cyberbulling são os temas prioritários. As escolas ainda podem manifestar o interesse em receber a NET Viva e Segura. Basta fazer a inscrição na plataforma DECOJovem.

Entrega de prémios do desafio de vídeos Net Viva e Segura 2

Apresentamos os vencedores no desafio Cortesia não é Fantasia
1.º lugar, Escola Básica Soeiro P. Gomes, Alhandra, equipa 9.º A Grupo 3 com o vídeo Rap – Cortesia não é fantasia
2.º lugar, Escola Básica Soeiro P. Gomes, Alhandra, equipa 9.º A Grupo 4  com o vídeo Não ao Cyberbullying
3.º lugar, Escola Básica Soeiro P. Gomes, Alhandra, equipa 9.º A Grupo 2  com o vídeo Rap – Eu adoro ser quem sou

Apresentamos os vencedores no desafio Ligações Seguras
1.º lugar, Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima, equipa ExtraBits com o vídeo Segurança nas redes públicas
2.º lugar, Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima, equipa Os Instrutores de Navegação com o vídeo Protege-te e fica seguro, nós explicamos como!
3.º lugar, Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima, equipa Guardas da Internet com o vídeo Aprende a criar a melhor palavra-passe

Apresentamos os vencedores no desafio Partilha com Cuidado
1.º lugar, Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, equipa ITAP Crackers com o vídeo Digital Footprint
2.º lugar, Escola Secundária Dr. João C. C. Gomes, equipa Hands Net com o vídeo A privacidade é importante
3.º lugar, Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, equipa Ana Sousa com o vídeo GPS – Guarda e Partilha com Segurança

Escola Básica Soeiro P. Gomes, Alhandra, equipa 9.º A, 1.º lugar na categoria Cortesia não é fantasia. 
Escola Básica Soeiro P. Gomes, Alhandra, equipa 9.º A, 1.º lugar na categoria Cortesia não é fantasia.

Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima, equipa ExtraBits, 1.º lugar na categoria Ligações Seguras. 
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima, equipa ExtraBits, 1.º lugar na categoria Ligações Seguras.
Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, equipa ITAP Crackers, 1.º lugar na categoria Partilha com Cuidado. 
Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, equipa ITAP Crackers, 1.º lugar na categoria Partilha com Cuidado.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.