Notícias

DECO e DNS.PT voltam a convidar os jovens portugueses para criarem websites originais

05 novembro 2015 Arquivado

05 novembro 2015 Arquivado

O Concurso SITESTAR.PT desafia os jovens a criarem websites sobre os seus projetos e atividades nas áreas da ciência, da inclusão social, das artes e do desporto, promovendo a literacia digital e o respeito pelos direitos de autor.

A DECO e o DNS.PT promovem a 3ª edição do concurso SITESTAR.PT, uma iniciativa que convida a comunidade educativa a concorrer com as suas ideias para o desenvolvimento de websites com conteúdos em português e sob o domínio.pt durante o ano letivo de 2015/2016.

Nas duas edições anteriores, este concurso já contou com a inscrição de mais de 400 equipas e com o envolvimento direto de 1035 alunos e de 169 professores. Em resultado, foram criados e desenvolvidos 107 websites com informação e divulgação de atividades, projetos e iniciativas de diferentes naturezas.

A partir de dia 5 de novembro, os jovens (entre os 14 e os 18 anos) podem fazer a sua inscrição no concurso em www.sitestar.pt. Para as 120 melhores ideias oferecemos um domínio .PT, uma ferramenta para construir o site, o alojamento técnico e ainda caixas de e-mail durante 12 meses. Os 12 melhores websites, nas diferentes categorias, serão premiados. Este ano, o concurso tem uma nova categoria destinada aos jornais digitais das escolas, designada “Notícias na Escola”.

Conhecendo as práticas e consumos mediáticos e digitais deste público, o objetivo deste concurso é incentivar os jovens a utilizar a Internet e as suas ferramentas e a criar websites enquanto editores e participantes ativos no desenvolvimento da Internet em respeito pelos direitos de autor e pelas regras de segurança e privacidade.

Estes nativos digitais com especiais apetências para as novas tecnologias carecem ainda de informação e experiência para enfrentar os desafios que são colocados pela realidade virtual. O mundo digital tem regras que, enquanto utilizadores e criadores, os jovens devem ter presentes.

Assim, realiza-se no mês de novembro um ciclo de conferências NETtalks dirigidas a jovens alunos com especial enfoque nas questões do mundo digital e nos direitos de autor. O calendário das conferências pode ser consultado na página do SITESTAR.PT

Imprimir Enviar por e-mail