Notícias

Consolas e jogos dos anos 80 de regresso

Máquinas do passado reinventadas

Algumas das consolas e computadores do passado estão de volta ao mercado ou com regresso planeado para breve. Destacamos três destas máquinas. Duas já estão disponíveis e a terceira tem estreia (ou será “regresso”?) marcada para 2018.

A Nintendo Classic Mini Super NES é uma reedição da consola de 16 bits Super Nintendo, que chegou à Europa em 1992. Vem com 21 jogos pré-instalados, que incluem The Legend of Zelda, Final Fantasy III e Super Mario World. Um dos pontos fracos é a impossibilidade de acrescentar outros jogos a esta lista. 

Mais portátil e capaz do que a original, possui 32 GB de memória interna, slot para cartões SD, ligações HDMI e USB. Está disponível a partir de 80 euros. 

Please fill the source and the alt text 
A lista de jogos pré-instalados na Nintendo Classic Mini Super NES inclui títulos como Kirby e Super Mario Kart.
 

A Sega Mega Drive é o outro regresso digno de nota no mundo das consolas e chega a dobrar, com uma versão portátil e outra de secretária. O modelo portátil está disponível a partir de € 44,99 e o de secretaria a partir de 79,90 euros.

O modelo portátil tem como pontos fortes os 20 jogos pré-instalados (como Sonic the Hedgehog) e a possibilidade de adicionar mais títulos via cartão SD. Possui um LCD de 2,9”, pode ser ligado ao televisor e tem uma bateria recarregável por USB.

Já a consola de secretária traz 2 comandos sem fios sensíveis ao movimento e 80 jogos à partida (aos quais também é possível adicionar mais, através de cartão SD). É compatível com os cartuchos originais da Mega Drive

Já surgiram, da parte de alguns utilizadores, relatos de atrasos significativos (lag) na jogabilidade com esta consola. Para além disso, não conta com uma ligação HDMI para ser emparelhada com televisores (é necessário usar uma ligação analógica RCA).

Please fill the source and the alt text 
A versão de secretária da Sega Mega Drive inclui 2 comandos sem fios sensíveis ao movimento e 80 jogos.

Spectrum: uma memória cara

O saudoso Spectrum regressa em 2018. Será compatível com todos os jogos do Spectrum original e alguns novos que poderão ficar disponíveis e que tirarão partido do melhor processamento e detalhe gráfico. Inclui Wi-Fi, leitor de cartões SD, 1 MB de memória RAM e saídas de vídeo RGB, VGA e HDMI.

Please fill the source and the alt text 
A reinvenção do ZX Spectrum: o Sinclair ZX Spectrum Next.

Se o objetivo é reviver, esta máquina promete estar à altura: a sua placa gráfica foi desenhada de forma a encaixar na estrutura do Spectrum 48K original. Há memórias que não têm preço. As memórias proporcionadas pelo novo Spectrum ficam caras: cerca de 290 euros. Este aparelho estará disponível para compra online a partir de fevereiro de 2018.