Consolas e jogos dos anos 80 de regresso
Início
Os populares jogos dos anos 80 e 90 das máquinas de arcada, de computadores como o ZX Spectrum, ou de consolas como a Mega Drive estão a ser reinventados. Os aficionados podem revisitá-los online ou em versões melhoradas destas máquinas.

Estão de volta os jogos das máquinas de arcada e das consolas que animaram os anos 80 e 90 de muitos jovens – hoje adultos na casa dos 30 e 40. A tendência revivalista já motivou marcas como a Nintendo e a Sega a lançar versões modernas das suas consolas “à antiga”.
Também é possível revisitar alguns destes jogos online. É o caso dos jogos das máquinas de arcada que há 20 e 30 anos atrás povoavam cafés e outras salas, e “devoravam” moedas, deixando os mais aficionados “sem um tostão”. Ironia do destino: hoje podem ser revisitados gratuitamente em qualquer computador ligado à internet.
Uma terceira via para matar saudades deste imaginário é fazer o download de emuladores (que recriam o sistema operativo) ou roms (o que apenas é legal no caso de jogos sem licença ativa) a partir de diversos sites. Há emuladores para ZX Spectrum, Game Boy, MAME (jogos das máquinas de arcada) e muitos mais. É fácil encontrar estes recursos; basta pesquisar no motor de busca.
Como explicar este “Regresso ao passado” quando há hoje jogos para consola e computador incomparavelmente mais ricos e realistas? O argumento é sobretudo emocional: muitos utilizadores ainda sentem vontade de rever os jogos que tanto os prenderam e entretiveram no passado, que eram simples e não implicavam qualquer tempo de aprendizagem.

Os pioneiros
O ZX Spectrum foi um dos primeiros aparelhos de jogos e talvez o mais influente entre os pioneiros. Dono de uns “estonteantes” 48 KB (que cresceram para a 128 KB na versão seguinte), funcionava com jogos armazenados em cassetes de áudio, necessitava de um televisor para fazer de monitor e demorava alguns minutos a carregar os jogos.


Depois começaram a surgir soluções com maior capacidade de processamento gráfico, como o Commodore Amiga (512KB), em 1987. Era “alimentado” a disquetes, que carregavam em segundos, e apresentava gráficos mais elaborados. Na época, um dos pontos a favor destas consolas era o facto de se assemelharem aos “jogos das máquinas” (de arcada).
Pelo fim da década de 80 chegaram ao mercado as consolas portáteis, de que são exemplos a Nintendo Game Boy (1989) e a Sega Game Gear (1991). Seguiram-se, nos anos 90, muitas outras consolas de jogos e computadores, como a Mega Drive e a Sony PlayStation 1, que merece destaque pela boa capacidade gráfica e comandos ergonómicos, sendo ainda hoje um sucesso de vendas (vai na quarta versão).
Agora que já reviu parte do “álbum de família” dos jogos retro, convidamo-lo a passar ao próximo nível: matar saudades. Aceda aos separadores para saber como jogar online, que consolas já possuem novas versões e quais têm lançamentos anunciados para breve. Como diria o Super Mario: "Let's-a go, little guys!"