Notícias

Consolas e jogos dos anos 80 de regresso

Início

Os populares jogos dos anos 80 e 90 das máquinas de arcada, de computadores como o ZX Spectrum, ou de consolas como a Mega Drive estão a ser reinventados. Os aficionados podem revisitá-los online ou em versões melhoradas destas máquinas.

08 janeiro 2018
thumb retro gaming

Estão de volta os jogos das máquinas de arcada e das consolas que animaram os anos 80 e 90 de muitos jovens – hoje adultos na casa dos 30 e 40. A tendência revivalista já motivou marcas como a Nintendo e a Sega a lançar versões modernas das suas consolas “à antiga”.

Também é possível revisitar alguns destes jogos online. É o caso dos jogos das máquinas de arcada que há 20 e 30 anos atrás povoavam cafés e outras salas, e “devoravam” moedas, deixando os mais aficionados “sem um tostão”. Ironia do destino: hoje podem ser revisitados gratuitamente em qualquer computador ligado à internet.

Uma terceira via para matar saudades deste imaginário é fazer o download de emuladores (que recriam o sistema operativo) ou roms (o que apenas é legal no caso de jogos sem licença ativa) a partir de diversos sites. Há emuladores para ZX Spectrum, Game Boy, MAME (jogos das máquinas de arcada) e muitos mais. É fácil encontrar estes recursos; basta pesquisar no motor de busca.

Como explicar este “Regresso ao passado” quando há hoje jogos para consola e computador incomparavelmente mais ricos e realistas? O argumento é sobretudo emocional: muitos utilizadores ainda sentem vontade de rever os jogos que tanto os prenderam e entretiveram no passado, que eram simples e não implicavam qualquer tempo de aprendizagem.

 

Please fill the source and the alt text 
As máquinas de jogos de arcada eram verdadeiros “mealheiros” nos anos 80 e 90.
 

Os pioneiros

O ZX Spectrum foi um dos primeiros aparelhos de jogos e talvez o mais influente entre os pioneiros. Dono de uns “estonteantes” 48 KB (que cresceram para a 128 KB na versão seguinte), funcionava com jogos armazenados em cassetes de áudio, necessitava de um televisor para fazer de monitor e demorava alguns minutos a carregar os jogos.

 

Please fill the source and the alt text 
Lançado em 1982, o ZX Spectrum 48K tinha de ser emparelhado com um leitor de cassetes, necessário para carregar os jogos.

 

Please fill the source and the alt text 
Depois de esperar alguns minutos, as cassetes de áudio do ZX Spectrum devolviam estes gráficos (jogo: Exolon).
 

Depois começaram a surgir soluções com maior capacidade de processamento gráfico, como o Commodore Amiga (512KB), em 1987. Era “alimentado” a disquetes, que carregavam em segundos, e apresentava gráficos mais elaborados. Na época, um dos pontos a favor destas consolas era o facto de se assemelharem aos “jogos das máquinas” (de arcada). 

Pelo fim da década de 80 chegaram ao mercado as consolas portáteis, de que são exemplos a Nintendo Game Boy (1989) e a Sega Game Gear (1991). Seguiram-se, nos anos 90, muitas outras consolas de jogos e computadores, como a Mega Drive e a Sony PlayStation 1, que merece destaque pela boa capacidade gráfica e comandos ergonómicos, sendo ainda hoje um sucesso de vendas (vai na quarta versão).

Agora que já reviu parte do “álbum de família” dos jogos retro, convidamo-lo a passar ao próximo nível: matar saudades. Aceda aos separadores para saber como jogar online, que consolas já possuem novas versões e quais têm lançamentos anunciados para breve. Como diria o Super Mario: "Let's-a go, little guys!"