Notícias

Atraído por um portátil com o wi-fi 6? Segure o seu dinheiro

Testámos cinco portáteis compatíveis com o wi-fi 6, e comparámo-los com mais de 100 modelos com a versão 5. As melhorias são já significativas, mas ainda não justificam o investimento.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Inês Lourinho
21 maio 2020
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Inês Lourinho
mãos a escrever em computador portátil numa secretária

iStock

Chegou para suprir as necessidades dos aparelhos ligados no âmbito da internet das coisas (IoT), assegurar a conectividade em grandes eventos ou permitir as aplicações da realidade virtual ou aumentada no ensino à distância. Alega fazê-lo por três meios: aumentando a qualidade da ligação, sobretudo em situações em que milhares de dispositivos se encontrem conectados ou em que seja exigida uma grande largura de banda e uma resposta rápida; reduzindo o consumo dos aparelhos; e incrementando a segurança dos dados partilhados na rede.

Pusemos estas alegações à prova com um teste comparativo, e os resultados mostram que o mais provável é o utilizador não notar grandes melhorias face ao wi-fi 5, sobretudo se fizer a ligação à rede através de um router nos 2,4 GHz de frequência. Na banda dos 5 GHz, os incrementos são mais expressivos, mas não vão além de 17% a mais na velocidade. Por exemplo, numa ligação da banda 5 GHz, medimos, a 2 metros de distância, um aumento médio de 316 para 369 Mbps.

Já o possível aumento da autonomia dos computadores portáteis é mais difícil de aferir, uma vez que as especificações de cada bateria são muito variáveis. Ainda assim, comparando os cinco aparelhos dotados de wi-fi 6 com outros tantos que incluem a norma anterior, podemos considerar melhorias na autonomia um pouco acima dos 15 por cento.

A nova geração do wi-fi é compatível com a antiga, mas, para beneficiar destes incrementos, é preciso que o router também admita a versão mais recente. Assim, se em casa tem uma conexão de fibra, é importante que o router suporte, pelo menos, o wi-fi 5 (802.11 ac). Dúvidas sobre a velocidade do router ou problemas com a rapidez da ligação doméstica? Descarregue a nossa app QualRede para tirar tudo a limpo.

Resumindo, de momento, não vale a pena investir num portátil apenas por ser compatível com a norma mais recente. Mas, se precisar de trocar de computador, verifique esta especificação, e não deixe de visitar o nosso comparador de computadores.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.