Notícias

PlayStation 5 com ligeira vantagem sobre Xbox Series X

Ainda não foi desta que o lendário braço-de-ferro entre PlayStation e Xbox ditou um claro vencedor. Um teste prático às muito ansiadas novas gerações das consolas rivais dita uma pequena vantagem para a PS5.

  • Dossiê técnico
  • António Alves e José Almeida
  • Texto
  • Inês Lourinho
21 dezembro 2020
  • Dossiê técnico
  • António Alves e José Almeida
  • Texto
  • Inês Lourinho
Criança em frente a um monitor, a jogar numa consola e com auscultadores na cabeça

iStock

Sony e Microsoft há décadas que mantêm acesa competição, através das consolas PlayStation e Xbox, sem que do confronto, em regra, saia um claro vencedor. 2020 era altura de ambas irem a jogo, com a apresentação das novas gerações. Quis a pandemia que a ocasião fosse empurrada para a época do Natal. Após um teste prático, a PS5 Standard obteve uma pequena vantagem sobre a Xbox Series X, sobretudo devido ao comando inovador.

O que fazer? Talvez a médio ou longo prazo as tão esperadas consolas venham a valer todos os 500 euros que custam. O interesse depende muito da quantidade e da qualidade de jogos exclusivos para estes equipamentos de nova geração, que representem um salto qualitativo face aos atualmente disponíveis, e por agora este número é limitado. Ainda assim, as novas consolas admitem a maioria dos jogos que correm nas gerações anteriores. Comprar ou não comprar depende muito de quanto está disposto a gastar, da frequência com que joga e do tipo de jogos que prefere. Se já tem uma consola das versões mais antigas, contudo, o melhor é esperar pelas novidades. Uma atualização lá para 2021 ou mesmo 2022 não será descabida.

PlayStation 5 traz comando inovador

O hardware é idêntico em ambas as rivais, com capacidade gráfica e de processamento taco a taco. Já o armazenamento é algo superior na Xbox: 1 terabyte (TB) contra 825 gigabytes (GB) da oponente.

O design e o volume dos dois equipamentos apresenta-se bastante distinto. Apesar de um design mais elegante, a PS5 é muito mais pesada. Mas marca pontos no comando. Ao contrário do da Xbox, que sofreu discretas alterações, foi redesenhado e integra agora melhor feedback háptico, palavrão que significa “tátil”. Na prática, em vez de todo o comando vibrar, este efeito, que transmite maior realismo, só é sentido em algumas partes. O comando da PS5 integra ainda um microfone, que permite conversar com adversários em jogos online, mesmo sem auscultadores. E inclui um pequeno speaker, que dá a possibilidade de conversar e emite sons que acompanham os movimentos durante o jogo, proporcionando uma experiência sensorial diferente.

A interface da PlayStation 5 é mais intuitiva. Mas, em termos gráficos, ambas as consolas são muito potentes e estão preparadas para jogos em resolução 4K, com fluidez até 120 Hz e com a representação de reflexos de luz e sombras em tempo real (o chamado ray tracing). Normalmente, os produtores de jogos têm de escolher entre mais resolução ou mais fluidez.

Novas consolas ainda com poucos jogos exclusivos

As duas consolas são compatíveis com a maioria dos jogos de gerações anteriores, sendo que alguns foram entretanto melhorados especificamente para os novos equipamentos. O efeito é similar ao incremento da placa gráfica de um computador. Embora ainda haja poucos títulos para estes aparelhos, a PS5 também aqui leva uma pequena vantagem.

Quanto a preços, dá empate. Os principais jogos têm quase sempre preço igual nas várias gerações das consolas arqui-inimigas. E nem nos requisitos para jogar online o empate se desfaz. Infelizmente, mantém-se a exigência de uma subscrição mensal. Há vários planos, sendo os mais básicos de 6,99 euros na Xbox e 8,99 euros na PlayStation.

Escolha a consola certa para o seu perfil

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.