Computadores portáteis: guia de compras

A melhor escolha ao comprar um portátil depende se é para trabalho ou lazer. Tenha em atenção aspetos como o desempenho, a autonomia da bateria ou o ecrã.
Se não sabe que computador comprar, mas precisa de uma máquina transportável, com bom desempenho para trabalho ou uso diário, um portátil é a melhor escolha.
Um ‘portátil essencial’ ou notebook apresenta, regra geral, uma boa relação entre o desempenho, o preço e a autonomia. Um ‘portátil multimédia’ ou de gaming já tem um ecrã maior (normalmente, entre 15 e 17 polegadas) e oferece um desempenho superior ao dos modelos essenciais, porque usa melhores processadores (topo de gama), tem mais memória RAM e placa gráfica com memória dedicada. As colunas integradas também têm qualidade superior.
O ‘portátil transportável’ tem uma designação que pode ser enganadora, porque o ecrã costuma ter mais do que 17 polegadas e é mais pesado. Esta máquina serve, sobretudo, para ser usada numa secretária, substituindo um desktop tradicional – a principal diferença é que pode ser pontualmente transportada.
Ultrabooks e híbridos
Há ainda os ultrabooks e os híbridos ou convertíveis que, por serem mais finos e leves e com maior autonomia, são consideravelmente mais caros.
Ultrabooks
Prós
|
Contras
|
Notebook clássico
Os notebooks clássicos mais baratos são suficientes para utilização em casa e tarefas pequenas no escritório. No entanto, existem modelos para todos os gostos e carteiras, mesmo para os utilizadores mais exigentes.
Até 500 euros:
- ecrãs de qualidade aceitável entre 14 e 15 polegadas;
- processadores low-end com chip gráfico integrado.
Entre 500 e 1000 euros:
- processadores mais rápidos;
- mais memória RAM;
- altifalantes de melhor qualidade;
- também podem ser usados para jogos.
Por mais de 1000 euros:
- melhores especificações técnicas;
- desempenho ao nível de muitos computadores de secretária.
Chromebook
Estes são modelos projetados para trabalhar e armazenar dados principalmente na nuvem. O sistema operativo é o Chrome OS. Custam entre € 250 e 300 euros.
Prós
|
Contras
|
Antes de comprar um portátil, o primeiro passo é verificar qual é a melhor opção para as suas necessidades.