Dicas

Serviços de cloud: as melhores soluções para os seus ficheiros

27 dezembro 2016
serviços de cloud

27 dezembro 2016
Gigabytes de espaço gratuito, segurança dos dados armazenados e sincronização automática de ficheiros são os principais atributos dos serviços de cloud mais versáteis.

Início

Temos um tricampeão e não se chama Benfica. Nem Sporting. Tão-pouco atende pelo nome de Porto. Três testes depois, o Google Drive continua a levar a taça para casa, um singelo ponto mantém o Dropbox na peugada do líder. E, se nas funcionalidades e na utilização o primeiro e o segundo estão solidamente empatados, é na maior versatilidade da versão grátis e no mais generoso espaço de armazenamento do Google Drive (15 GB contra apenas 2 GB) que se decide o título de Melhor do Teste. Neste campeonato não existe Escolha Acertada: todos os serviços de cloud analisados são gratuitos.

Para guardar grandes quantidades de ficheiros, o Mega continua a ser a melhor opção: são 50 os gigabytes grátis que pode gastar nas suas arrumações. Compatível com todos os tipos de ficheiros, este serviço funciona nas plataformas mais populares, incluindo o Windows 10 Mobile e o BlackBerry. Perde para os líderes sobretudo na ausência de integração com ferramentas do tipo Office e na impossibilidade de recuperar versões anteriores dos ficheiros.

Neste campeonato onde quase nada mexe, destaca-se apenas a estreia do Hubic no nosso teste, com entrada direta para a primeira metade da tabela. O espaço gratuito, de 25 GB, é bastante apreciável, e a plataforma consegue carregar ficheiros com facilidade, embora a sincronização não seja perfeita, uma vez que envolve a possibilidade de acidentalmente apagar os ficheiros. Por outro lado, a aplicação é pouco versátil e o browser limitado.

Se há outra coisa que não mudou foram as cláusulas abusivas nos contratos destes serviços. De um lado, estão fornecedores que se concedem todo o tipo de direitos, incluindo o de terminar ou alterar o contrato a qualquer momento e sem aviso, e, de outro, utilizadores quase exclusivamente com deveres.


Imprimir Enviar por e-mail