Dicas

Redes sociais: minimize os riscos

05 julho 2013

Estar nas redes sociais, como o Facebook, e utilizar os serviços do Google, Apple e Microsoft, ou de dispositivos móveis que incluem os seus sistemas operativos, tornam o que escrevemos, lemos, partilhamos ou pesquisamos na Internet em algo longe do efémero. Ajudamos a proteger os seus dados.

Limites no Google

A conta do Google permite aceder a vários serviços, mas não é fácil controlar as configurações para todos e, sobretudo, não é claro qual a informação pública. Ainda mais difícil é o utilizador aperceber-se que informação pessoal está a dar a conhecer ao Google, como dados pessoais, hábitos e preferências.

Painel de controlo
Ferramenta muito útil com a lista de todos os serviços do Google e a informação pessoal associada e links para gerir os critérios de privacidade e segurança. Surpreenda-se com a informação que o Google guarda sobre os seus movimentos. O “Histórico da Web" pode conter o registo da sua navegação com o Google Chrome e o “Histórico de localizações”, todos os locais onde esteve, caso tenha sido ativado na aplicação Google Maps do telemóvel.

Acede-se através do endereço www.google.com/dashboard depois de inserir o e-mail e a palavra-chave da conta do Google.

Autorizar acesso à conta
Ao clicar no link com este nome (no início da página à direita), vê a lista dos sítios, aplicações e serviços ligados à sua conta. Analise com cuidado e, caso o entenda, proíba o acesso de terceiros à sua conta.