Dicas

Computadores: avalie a eficiência energética

17 dezembro 2013

A eficiência energética raramente é um critério de peso na compra de um computador. Ter em atenção este aspeto pode ajudá-lo a poupar bastante na fatura de eletricidade.

Vale a pena reparar?

Antes de se desfazer de um computador, contacte o representante da marca e verifique se a reparação e/ou atualização são viáveis em termos financeiros.

Caso opte pela substituição, confirme se o representante tem programas de retoma de aparelhos usados, com vista à reutilização de componentes. Na compra de material eletrónico novo, o comerciante é obrigado a retomar o antigo e a reencaminhá-lo para desmantelamento e reciclagem em agentes autorizados. Este serviço não pode ser cobrado.

Pode, também, depositá-lo nos ecocentros que os aceitam ou nos centros de recolha de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico. Algumas empresas, associações, escolas e estabelecimentos comerciais contam com contentores específicos para a recolha de consumíveis informáticos, tinteiros e toners.

Doar pode ser solução
Por vezes, substituímos o computador porque está obsoleto. Neste caso, a doação, recuperação ou reutilização de componentes são uma alternativa viável e amiga do ambiente. Se 75% dos componentes forem reutilizados, reduz-se 36% do impacto ambiental.

A reutilização é possível com instituições de solidariedade social, como a Interajuda, que repara computadores e os faz chegar a entidades de apoio.