Dicas

Computadores: avalie a eficiência energética

Utilização económica

Um computador com rótulo ecológico só consome a eletricidade necessária, por isso não altere as configurações originais da gestão de energia. Desligue-o quando já não estiver a utilizá-lo.

Nos equipamentos sem certificação ecológica, recorra ao modo de stand-by quando fizer um pequeno intervalo. Assim, só gasta 2 a 25% da energia habitual e o computador voltará a funcionar em segundos. Nos intervalos longos, opte pelo modo de hibernação. Este não consome energia e permite continuar o trabalho mais tarde, no exato ponto em que ficou. Selecionar esta opção requer menos tempo do que desligar o computador e fazê-lo arrancar de novo. Quando já não vai usar mais o equipamento, desligue-o mesmo da ficha. Um gesto simples que evita o consumo residual de 2 a 10 watts (70 Kwh por ano), ou seja, de cerca de 12 euros por ano.

A estação de ancoragem (dock) dos portáteis deve ser desligada logo que a bateria carregue. Deste modo, evitam-se perdas no carregamento e prolonga-se a vida da bateria. Esta também é influenciada pela temperatura ambiente: ponha-a num sítio fresco em vez de a deixar no computador quando não a está a usar.

Desligue o disco externo sempre que não estiver a usá-lo, especialmente se este tem uma fonte de alimentação à parte. O mesmo se aplica aos outros periféricos, como a impressora ou o scanner.

Regule as configurações de iluminação do monitor e diminua o brilho quando trabalha em ambientes mais escuros. Para além de poupar eletricidade, dá saúde à sua visão.