Dicas

Computador portátil, desktop ou tablet: conheça o mais indicado

04 dezembro 2019
Desktop, portátil ou tablet?

O espaço disponível, os trabalhos que vai realizar e a necessidade de transportar o aparelho são os principais aspetos a analisar. Ajudamos a escolher.

Portátil essencial

É uma boa opção para quem precisa de um computador para levar para todo o lado, mas tem um orçamento apertado. O portátil essencial tem um bom desempenho em edição de texto, folhas de cálculo, navegação na internet e troca de e-mails.

A autonomia da bateria varia entre 4 e 6 horas. O peso pode ir dos 2 aos 4 quilos, dependendo do modelo. Regra geral, o monitor é de qualidade média e varia entre 14 e 15 polegadas. A maioria dos aparelhos está equipada com chips gráficos que partilham da memória RAM do sistema. Mas isso não afeta a sua capacidade de executar as tarefas do dia a dia.

Estes portáteis oferecem uma boa relação entre o desempenho, o preço e a autonomia. Mas como procuram competir pelos preços baixos, recorrem tipicamente a materiais e construções baratas. Resultado: no longo prazo, são mais propícios a avarias.

Também costumam consumir mais energia do que os ultrabooks e fazem mais ruído. A grande vantagem é que, comparados com os restantes computadores portáteis, são mais fáceis de reparar.

Preço: a partir de 349 euros.

 

Se o objetivo é trabalhar com mobilidade e o orçamento é curto, o portátil essencial é uma boa solução.
Se o objetivo é trabalhar em qualquer lado mas o orçamento é curto, o portátil essencial é uma boa solução. 
 

Ir para o assistente virtual