Dicas

Como escolher um leitor de ebooks

22 setembro 2017
escolher um leitor de ebooks

22 setembro 2017
Parece fácil escolher, mas o formato do ebook é um fator a considerar antes de adquirir um eReader. Uma escolha menos acertada limita os livros que pode comprar.

Devido às particularidades do mercado de livros digitais escolher um eReader (ou leitor de ebooks) é mais complexo do que comprar um televisor ou uma impressora: levar o que funciona melhor não é suficiente.

Atenção ao formato

A primeira coisa a saber antes de comprar um eReader é que os ebooks não têm um formato livre e universal. Os livros digitais na atualidade estão disponíveis, sobretudo, em dois formatos diferentes (epub e azw), ambos com proteção anti cópia e incompatíveis entre si. A escolha do formato implica um determinado tipo de leitor de ebook e vice-versa.

Dois tipos de eReader em comparação

Um dos leitores de ebooks mais populares é o Kindle, o leitor produzido pela Amazon. Todos os livros eletrónicos vendidos pela loja Kindle (loja virtual da Amazon) estão num formato que só funciona no Kindle ou em PCs, tablets e smartphones instalando o mesmo software (Kindle).
Além do Kindle, há o formato epub. Todas as livrarias online, excluindo a Amazon, vendem livros em formato epub, com proteção anti cópia DRM. E todos os leitores, excluindo o Kindle, são capazes de ler esses ebooks.

Sincronização de leitura entre vários dispositivos

Uma vez descarregado um livro num eReader, pode depois lê-lo noutros aparelhos como o PC, tablet ou smartphone. O progresso na leitura é sincronizado através da internet. Basta abri-lo noutro dispositivo para começar a ler onde parou. Os ecrãs dos leitores de ebooks utilizam tecnologia e-ink, também conhecida por tinta virtual, que proporciona uma imagem muito mais natural e próxima de uma página impressa em papel. É por isso que a leitura se torna muito mais repousante para os olhos.

Onde comprar ebooks

A principal fonte são as livrarias online como Amazon, Kobo, Fnac, LeYa, Bertrand, Wook, Barata, entre outras. Quase todos os leitores de ebooks atuais suportam conexão wi-fi e os downloads podem ser feitos diretamente para o dispositivo.

eReader ou livros em papel?

Como em qualquer escolha, há vantagens e desvantagens quando se prefere um eReader a um suporte em papel. Se, por um lado, num eReader pode transportar centenas de livros, por outro, os nostálgicos do toque e cheiro a papel vão estranhar.

Vantagens do eReader

  • A grande maioria dos ebooks deveria custar menos do que os livros em papel (mas nem sempre é assim).
  • Mais prático e manejável do que os livros em papel.
  • Possibilidade de ter muitos livros disponíveis num único dispositivo.
  • Tem funcionalidades extra (dicionário, tradutor, pesquisa de palavras, entre outros).
  • Se o eReader tiver iluminação integrada, vai conseguir ler na total escuridão.
  • O texto pode ser ampliado.

Vantagens dos livros em papel

  • Não há necessidade de recarregar a bateria.
  • Não há risco de se ‘partirem’ em caso de queda.
  • O fascínio pelo papel mantém-se para algumas pessoas.