Dicas

Backups no computador: conheça os truques para não perder informação

06 maio 2014

06 maio 2014

Os melhores programas de backup recuperam todos os conteúdos e configurações em caso de problemas com o computador, como vírus ou avaria. Pode descarregá-los no respetivo portal na Net.

Fotos, músicas, vídeos e trabalhos profissionais ou escolares acumulam-se na memória do computador segundo a lógica do "cabe sempre mais um". Tudo é demasiado importante para ser descartado. Apesar disso, nem todos os utilizadores têm disciplina suficiente para fazer cópias periódicas dos ficheiros que espelham o seu dia-a-dia. Estudámos as soluções mais adequadas segundo o seu perfil, por isso, organizado ou esquecido, tem de decidir já de que lado da fronteira se posiciona.

Duas soluções para dois perfis
Se for mais para o metódico, pode guardar a informação num disco rígido externo, num DVD ou na cloud e nunca sentir necessidade de um programa de backup dedicado. Mesmo assim, tem interesse em usar a ferramenta nativa do Windows para criar uma imagem do sistema, que recupera o conteúdo e as configurações do computador em caso de problemas.

Já se for avesso à organização, pode procurar um software com backups automáticos e, de preferência, agendamento. No caso de não querer gastar dinheiro, opte pelo Ascomp Backup Maker ou pelo EaseUs Todo Backup Free, duas soluções fáceis de usar. Mas a primeira só faz backups de conteúdos. Para salvaguardar também o sistema, complemente com a ferramenta nativa do Windows. Se visa um produto com desempenho superior e que ofereça backups ao sistema, o EaseUS Todo Backup Home é o mais eficaz.

Como vêm de origem, as ferramentas nativas do Windows poupam o trabalho de instalar outro programa. Mas acusam muitas limitações. A versão mais recente do Windows (8.1) já possui duas ferramentas separadas, uma para criar uma imagem de recuperação do sistema e outra para guardar os documentos pessoais.

As nossas dicas
O EaseUs Todo Backup Home pode ser descarregado em www.todo-backup.com e custa 30,25 euros. Dotado de boas instruções, oferece facilidade de utilização e versatilidade nas opções de backup. Permite recuperar todo o computador em caso de avaria ou vírus.

Já o Ascomp Bacup Maker é gratuito e pode ser encontrado em www.backupmaker.com. Bastante completo, versátil, fácil de utilizar e grátis, satisfaz plenamente quem apenas pretende backups de conteúdos. Não faz cópias do sistema.

Também gratuito, o EaseUs Todo Backup Free pode ser descarregado em www.todo-backup.com. Instruções claras garantem bons resultados na utilização. Marca pontos na recuperação da informação, mas mostra-se algo limitado nas opções de backup.