Dicas

Apps para passwords: como proteger os seus segredos

05 janeiro 2016 Arquivado
apps para passwords

Arquivado

Os programas testados geram passwords seguras e memorizam-nas. As versões pagas fazem a renovação das palavras-passe de modo automático.

Tome conta das passwords

O recurso à Internet para executar as mais variadas tarefas, como o envio de mensagens, compras ou transações bancárias, obriga a manter diversas passwords ativas, o que pode originar comportamentos de risco.

A mesma password em todas as contas. Este é o primeiro erro. Se a palavra-passe for descoberta, toda a vida digital fica em risco. Para evitar o pior, há que mudar todas as passwords rapidamente, o que pode ser complicado.

Palavra-passe evidente. Por uma questão de memória, há a tendência para escolher combinações simples. Quanto mais longa e dotada de carateres diferenciados for a password, mais difícil será descobri-la. Uma palavra simples não resiste a um ataque através de dicionário ou de tentativa e erro de todas as combinações de números e letras. O melhor é complicar a vida aos hackers e utilizar várias opções em simultâneo: minúsculas, maiúsculas, números, pontuação e carateres especiais (€, @, #, etc.).

Manter a mesma combinação indefinidamente. O ideal é renovar as passwords com regularidade (por exemplo, todos os anos). Mas a escolha não deve recair sobre uma palavra-passe associada à anterior, por exemplo, com mais um algarismo. O objetivo é aplicar uma renovação a sério.