Dicas

Apps para passwords: como proteger os seus segredos

05 janeiro 2016 Arquivado
apps para passwords

Arquivado

Os programas testados geram passwords seguras e memorizam-nas. As versões pagas fazem a renovação das palavras-passe de modo automático.

Preço a pagar pelo lado prático

Os programas testados renovam as passwords a pedido do utilizador ou com periodicidade definida. De cada vez que a combinação é mudada, os gestores pagos fazem-no automaticamente em todos os aparelhos. Nas versões gratuitas, o utilizador é obrigado a algum copy-paste para manter tudo em dia. Além disso, o acesso às cópias de segurança na cloud também não é automático, o que reduz a facilidade de utilização. Alguns programas dispõem de funções adicionais, caso do preenchimento automático do formulário online com a informação sobre o utilizador e do armazenamento de dados pessoais, como os números de passaporte e carta de condução. Outros permitem guardar ficheiros, que ficam disponíveis, mas protegidos, em qualquer aparelho com ligação à Net.

A escolha do gestor de passwords depende das necessidades do utilizador e de quanto está disposto a pagar. O Dashlane Premium, o Melhor do Teste, é quase irrepreensível, mas custa € 37,02 por ano. Já o PasswordBox, que mereceu o título de Escolha Acertada, é gratuito, mas não proporciona uma utilização tão prática e funciona melhor no Windows do que nos outros sistemas operativos. Faça as contas ao que tem para proteger e tome a decisão.