Dicas

A rede wi-fi não chega ao quarto? Saiba como resolver

Uma das opções para melhorar a qualidade da rede wi-fi é alternar o sinal do seu router para outro canal. Explicamos como.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Bruno Miguel Dias e Filipa Nunes
31 janeiro 2020
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Bruno Miguel Dias e Filipa Nunes
rapariga a usar computador e telemóvel no quarto

iStock

A forma mais imediata de melhorar a qualidade da rede wi-fi passa por alterar a localização do router wi-fi. Se possível, o router deve estar instalado numa divisão central da casa e a uma boa distância do chão.

Deve evitar ao máximo os obstáculos e fontes de interferência, que se encontram no caminho: o ideal é haver uma linha reta imaginária entre o router e os equipamentos que lhe acedem.

São sobretudo as paredes que atenuam o sinal wi-fi, de forma mais pronunciada consoante maior espessura. O tipo de materiais que a constituem e revestem também têm impacto: o metal, azulejos e espelhos são os materiais que mais penalizam a passagem do sinal. Objetos com grandes superfícies de metal, como elevadores e frigoríficos do tipo americano, são também obstáculos importantes, caso se encontrem no caminho das ondas eletromagnéticas.

As fontes de interferência e ruído são as outras redes wi-fi na vizinhança e equipamentos que utilizam frequências idênticas, como micro-ondas, altifalantes, e câmaras sem fios, e dispositivos de vigilância de bebés, entre outros.

Reiniciar router para corrigir interferências

Muitos routers são configurados para selecionar e utilizar o canal ideal para enviar um sinal wi-fi. No entanto, como geralmente só o fazem durante a configuração inicial ou ao reiniciar, o canal escolhido pelo router não é necessariamente o melhor, se outros routers vizinhos começarem a emitir no mesmo canal, causando interferências. Nesse caso, a sua ligação poderá não ser rápida ou estável.

Uma solução possível passa por reiniciar o router. Este procedimento pode não resultar sobretudo em locais muito congestionados, como um prédio com vários routers que se interferem e que vão saltando à vez de canal na tentativa de encontrar o menos congestionado.

Se não resultar ou se o seu router não suportar a seleção automática de canal, terá de atribuir de forma “manual” outro canal wi-fi.

A diferença está na banda de frequência

Os routers mais recentes podem usar duas bandas de frequência para transmitir sinais wi-fi: 2,4 GHz e 5 GHz. Os de banda única usam apenas a de 2,4 GHz. Durante muito tempo, esta foi a única frequência a ser utilizada. Por isso, com frequência, há muito mais redes que se interferem e tornam a ligação lenta e instável. 

A faixa de frequência dos 5 GHz não só é menos congestionada como tem também maior largura de banda, ou seja, maior capacidade para transmitir dados. Face à banda de 2,4 GHz, tem mais canais e mais espaçados entre si, o que contribui para a redução de interferência e melhor qualidade.

A frequência de 2,4 GHz possui 13 canais, dos quais 3 (número 1, 6 e 11) são os únicos a não se sobrepor. A frequência de 5 GHz não tem esse problema: nenhum dos  23 canais disponíveis se sobrepõe. Em contrapartida (devido à frequência ser mais elevada), o alcance é menor, tal como a capacidade em transpor obstáculos.

 
Banda de frequência 2,4 GHz  5 GHz 
Número de canais 13 23
Canais sem sobreposição 3 (canal 1, 6 e 11) todos
Pontos fortes maior alcance e capacidade em transpor obstáculos maior velocidade e menos interferências
Pontos fracos menor velocidade e mais interferências menor alcance e menor capacidade em transpor obstáculos

Os routers de última geração dos operadores são dual-band e permitem disponibilizar redes wi-fi em simultâneo nas duas bandas de frequência. Assim, o utilizador só tem de se ligar à rede que lhe oferece melhores condições: na banda dos 5 GHz, caso não existam obstáculos importantes ao longo do caminho, e em 2,4 GHz, caso existam muitos obstáculose desde que a banda não esteja excessivamente congestionada.

Como escolher o melhor canal para a minha rede?

O primeiro passo para ter uma rede wireless estável e rápida é obter informação sobre todas as redes que estão ao seu alcance a fim de evitar conflitos e interferências e descobrir qual o melhor canal para configurar a sua rede.

Para o fazer, descarregue uma aplicação ou software que analise todas as redes próximas e indique aquelas que podem estar a interferir com a sua. Essas ferramentas geralmente também indicam qual é o canal mais adequado para a sua rede doméstica. Para cada sistema operativo aconselhamos alguns programas gratuitos.

Para Windows 10

WiFi Analyzer (Matt Hafner)

 

Please fill the source and the alt text 
Programa WiFi Analyzer (Matt Hafner) exibe a recomendação de canal 44.
 
Please fill the source and the alt text 
Análise com recomendação do canal 1.
   InSSIDer (Metageek, versão de avaliação gratuita)

 

 

Please fill the source and the alt text 
O programa InSSIDer, Metageek, revela o nível de sinal e percentagem de utilização de cada canal.

Para Mac

InSSIDer (pago, mas com uma versão de avaliação gratuita)

O Mac OS X também integrou uma ferramenta no seu sistema operativo: mantenha pressionada a tecla Opção (à direita da tecla Ctrl) no teclado e clique simultaneamente no ícone de sinal wi-fi no canto superior direito da área de trabalho. No menu suspenso pode ver o canal pelo qual sua rede wi-fi está a transmitir. Selecione “Abrir a solução de problemas de wi-fi” para criar um relatório de diagnóstico que indicará se é necessário alterar os canais wi-fi.

Para smartphones ou tablets Android

Wifi Analyzer (VREM )

 

Please fill the source and the alt text 
O Wifi Analyzer exibe a avaliação dos canais. 

 

Para smartphones ou tablets iOS

Não recomendamos nenhuma das apps disponíveis. 

Como mudar o canal do router?

Se o seu operador for a Meo e utilizar o router FiberGateway, pode mudar o canal com a aplicação MEO Smart WiFi. 

 

Please fill the source and the alt text 
Na aplicação MEO Smart WiFi, escolha a opção Configuração Wi-fi.
Basta entrar na aplicação e selecionar Configuração Wi-Fi. Depois escolha a banda de frequência pretendida: Redes 2,4 GHz ou Redes 5 GHz. Depois em Definições escolha Canal > Editar e selecione um canal específico ou Auto para seleção automática. Finalmente carregue em Confirmar.

 

Caso o seu operador seja a Vodafone e utilizar o router Smart Router, pode mudar o canal com a aplicação SmartRouter.

Please fill the source and the alt text 
Na aplicação SmartRouter da Vodafone pode selecionar um canal específico ou optar pela seleção automática.
 
Entre na aplicação e clique no centro do ecrã para aceder às configurações do wi-fi. Depois escolha a banda de frequência pretendida: Rede 2,4 GHz ou Rede 5 GHz. Em Selecionar canal escolha um canal específico ou Canal Automático para seleção automática.

Caso o seu operador seja a NOS e utilizar o Power Router, pode mudar o canal com a aplicação NOS NET.

 

 

Please fill the source and the alt text 
Na aplicação NOS NET, o router escolhe automaticamente o melhor canal. 
 
Entre na aplicação e carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo e, no menu que se abre, escolha wi-fi. Selecione Monitorização de rede e depois escolha a banda de frequência pretendida para alterar o canal: 2,4 GHz ou 5GHz. Carregue em Otimizar wi-fi. O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.