Respondemos às principais dúvidas sobre monitores.
Como instalar o monitor?
Para a instalação, siga as instruções que vêm no manual do monitor. Ainda importante, caso passe muito tempo ao computador, é poder instalar o monitor de forma a ser usado confortavelmente. O ideal é garantir um suporte ajustável em altura e a possibilidade de inclinar o monitor. Alguns vêm equipados com entradas USB, convenientes para ligar facilmente outros equipamentos, ou servir como uma docking station para um portátil, se usar sempre rato ou teclado, por exemplo.
Como otimizar a qualidade da imagem?
Para desfrutar de uma imagem de qualidade, há alguns aspetos a ter em consideração. Evite que lâmpadas e outras fontes de luz, como o sol, incidam diretamente sobre o ecrã. Calibre o monitor, ajustando o brilho, o contraste, a temperatura de cor, etc. Também pode optar por modos predefinidos, de acordo com o tipo de atividade (por exemplo, jogo, vídeo e escritório são alguns dos modos mais comuns). Mantenha uma distância de, pelo menos, 40 centímetros entre os olhos e o ecrã, sendo que o ideal anda nos 50 a 100 centímetros. Tenha ainda o cuidado de posicionar-se de frente, para evitar movimentos rotativos do pescoço. Ajuste a altura do monitor para ficar ligeiramente mais baixo do que os olhos. Ou seja, a parte superior do monitor deve estar alinhada com os olhos. Faça pausas frequentes, de hora a hora, para repousar a vista (por exemplo, experimente olhar a paisagem através da janela).
Como escolher o monitor?
O monitor certo depende do uso que lhe vai dar. Quando decidir a finalidade – e depois de verificar as características de que necessita –, explore o nosso comparador de monitores e descubra os Melhores do Teste e as Escolhas Acertadas para as várias diagonais do ecrã.