Sony revoluciona a fotografia com a QX10 e a QX100

A Sony QX10 e a QX100 parecem apenas lentes, mas têm tudo o que encontra numa máquina fotográfica compacta. Já estão à venda por € 199 e € 449, respetivamente.
A Sony QX10 e a QX100 incluem sensor, processador de imagem, entrada para cartões de memória Micro SD e Memory Stick e zoom ótico. A QX10 é mais pequena e está equipada com um sensor com uma resolução de 18 Megapixels e um zoom de 10x. Já a QX100 garante uma resolução de 20 Megapixels e um zoom de 3.6x.
Se procura uma máquina fotográfica, consulte os resultados dos nossos testes.
A inovação está na forma destas máquinas e no modo como pode utilizá-las. Com um adaptador, é possível acoplar estes equipamentos a um telemóvel, que serve para visualizar as imagens a captar. Esta é a única forma de enquadrar ou rever as fotos, já que nenhum dos modelos integra ecrã.

Também pode utilizar as Sony QX10 e QX100 até 10 metros de distância do telemóvel que as controla, através de Wi-Fi. Com a aplicação Palymemories, disponível para os sistemas operativos Android e iOS, tem acesso ao armazenamento ilimitado de fotografias na nuvem.
Não precisará de grandes operações, pois as máquinas definem automaticamente o valor da sensibilidade ISO e a velocidade de obturação, independentemente do modo de fotografia selecionado. Só a QX100 permite a focagem manual. As duas máquinas fotográficas gravam até 25 minutos de vídeo.

Controlo pelo telemóvel chega a mais máquinas fotográficas
Apresentada na feira eletrónica de Berlim, em setembro último, a máquina fotográfica Ricoh Theta 360 graus inova na captura de imagens. É um modelo básico com duas lentes de grande abertura de 180 graus, integradas em lados opostos do equipamento. Ao fotografar, o resultado é uma imagem a 360 graus, que posiciona quem visualiza no centro de uma cena em 3D.
