Primeiras impressões

Smartphone e máquina fotográfica: analisámos três modelos

22 abril 2013 Arquivado

22 abril 2013 Arquivado

Nokia Pureview 808, Nikon Coolpix S800c e Samsung Galaxy Camera propõem um cruzamento entre smartphone e máquina fotográfica. Mas apenas o primeiro equipamento permite telefonar e nenhum convence pela qualidade.

Nikon Coolpix S800c

Tem preço recomendado de € 369 e, ao contrário do Nokia Pureview 808, que se afirma como um equipamento superdotado ao nível da imagem, prefere o caminho inverso. Mais do que um smartphone, apresenta-se como uma smartcamera. Dotado de 16 Mpix e zoom de 10x com distância focal de 25-250 mm, possui um grande ecrã tátil OLED de 3.5 polegadas e recorre ao Android 2.3 (Gingerbread).

Revela características interessantes: zoom potente, função HDR (high dynamic range) para situações com zonas de iluminação muito diferentes, possibilidade de fotos panorâmicas, etc. O modo de captura de imagem é bastante desenvolvido, mas trata-se de uma aplicação, o que torna o aparelho algo lento.

O tempo para ligar, assim como o zoom, também são demorados. Tão-pouco a qualidade da imagem nos convenceu. O equilíbrio de cores deixa a desejar e, acima de ISO 400, as fotos revelam pouca qualidade. Se acrescentarmos a estas falhas uma reduzida autonomia da bateria, concluímos que o aparelho é um pouco dececionante.

As imagens em vídeo são equivalentes às dos restantes equipamentos em análise. O zoom ótico pode ser utilizado enquanto se filma e não introduz ruídos parasitas no video. O autofocus também não fica desativado durante as filmagens, o que permite focar objetos em movimento.

Telefone não existe. Mas é possível ligar-se à Internet, descarregar aplicações, enviar e-mails e utilizar o Skype, entre outros.

Este aparelho recorre ao Android 2.3, que está algo ultrapassado, ainda que seja compatível com a maioria das aplicações. Porém, como é muitas vezes impossível tratar as imagens de alta resolução com a maioria das aplicações disponíveis, o equipamento perde um pouco da sua versatilidade.

Com uma imagem apenas razoável, a Nikon Coolpix S800c é lenta na utilização.
Com uma imagem apenas razoável, a Nikon Coolpix S800c é lenta na utilização.