Primeiras impressões

Smartphone e máquina fotográfica: analisámos três modelos

22 abril 2013 Arquivado

22 abril 2013 Arquivado

Nokia Pureview 808, Nikon Coolpix S800c e Samsung Galaxy Camera propõem um cruzamento entre smartphone e máquina fotográfica. Mas apenas o primeiro equipamento permite telefonar e nenhum convence pela qualidade.

Início

Muitos consumidores gostam de fotografar sem complicações. Antes de surgirem os smartphones, a escolha era simples: bastava escolher uma máquina fotográfica compacta. Mas o mercado sofreu uma revolução. Cada vez mais pessoas usam o smartphone para fotografar, o que fez descer as vendas das compactas.

Para este novo perfil de utilização, surgiram modelos que pretendem unir o melhor dos dois mundos. É o caso do Nokia Pureview 808, da Nikon Coolpix S800c e da Samsung Galaxy Camera. O primeiro combina smartphone com um módulo fotográfico muito avançado, enquanto as outras duas smartcameras não permitem fazer chamadas. Mas possibilitam o acesso às redes sociais através do Wi-fi ou das redes móveis (3G ou 4G). As promessas destes mutantes são elevadas, mas a qualidade ainda não convence.