Primeiras impressões

GoPro HERO5 Black e HERO5 Session: esperávamos mais

28 outubro 2016
Conheça as primeiras impressões dos nossos especialistas sobre as novas action cams GoPro HERO5 Black e GoPro HERO5 Session.

28 outubro 2016
A nova GoPro HERO5 Black inclui GPS e comandos de voz para a câmara, mas o mecanismo de gravação de vídeo pouco mudou. Tal como a HERO5 Session, inclui gravação em 4K, mas não surpreende.

Início

A GoPro HERO5 Black incorpora novidades como o ecrã tátil, GPS e a possibilidade de controlar a câmara através de comandos de voz. Permite gravar no formato 4K com 30fps (número de imagens captadas por segundo) e tem 12 megapixeís de resolução fotográfica. A nova GoPro HERO5 Session tem características menos aprimoradas, mas é mais portátil.

As novas GoPro ainda não chegaram ao mercado português, mas podem ser compradas online, no site da GoPro (prazo de entrega de 7 a 10 dias). A HERO5 Black custa € 429,99 e a HERO5 Session 329,99 euros. Estamos a testar ambos os modelos; fique atento ao nosso teste a câmaras aventura, onde em breve divulgaremos a avaliação completa.

 
A GoPro HERO5 Black incorpora ecrã tátil.
 
Ambas as câmaras são à prova de água e podem ser submersas até 10 metros de profundidade, sem necessidade de usar uma caixa protetora. No modelo anterior (HERO4 Black), esse acessório complementar era obrigatório para fotografar e filmar debaixo de água.

As novas GoPro podem ser usadas sem nenhuma proteção adicional na piscina ou em mergulhos de pouca profundidade. A caixa transparente, disponível apenas para a HERO5 Black, é indispensável para mergulhos mais profundos. Porém, tendo em conta que a estrutura da câmara não protege a lente nem o ecrã, o uso da caixa será também aconselhável em situações de risco potencial (de exposição a lama, por exemplo).

A HERO5 Black mantém a rosca para fixação de acessórios, pelo que a compatibilidade com os produtos complementares aos modelos anteriores está garantida. À primeira vista, este modelo não incorpora melhorias muito inovadoras ou impressionantes. A HERO5 Session possui menos funcionalidades do que a HERO5 Black, o que é compensado pelo preço e tamanho menores.