Photokina: fim da corrida aos Megapixels no evento de fotografia

Design revivalista, conectividade, compactas com sensores de maiores dimensões e mais definição no vídeo são algumas das principais propostas dos fabricantes de máquinas fotográficas nesta edição da Photokina.
No ano em que a fotografia faz 175 anos, a corrida aos megapixels parece ter terminado e agora as marcas avançam com outro tipo de propostas. Desde logo, a par das novidades, todos os fabricantes atualizaram as suas gamas de produtos e exibem nos standes os mesmos modelos, mas mais rápidos, com mais resolução e mais versatilidade.
As máquinas com design retro ou vintage, acessíveis tanto a profissionais como ao consumidor em geral, são uma tendência para ficar. O revivalismo fez também sair do baú a velhinha polaroid, com vários modelos a recorrerem a uma tecnologia que permite partilhar imagens em tempo real, mas à moda antiga: em papel.


A conectividade também se mantém em alta, para responder à necessidade de partilha de imagens nas redes sociais. Todos os segmentos de máquinas, direcionadas para amadores ou mesmo para profissionais, incluem ligações sem fios, como Wi-fi ou NFC.
Há dois anos, a Sony atirou uma pedra ao charco com o lançamento da RX1, uma compacta dotada de sensor full frame. A concorrência não quis ficar atrás e as principais marcas trouxeram modelos com sensores de grandes dimensões (por exemplo, uma polegada ou APS-C).
A chamada light field photography, uma tecnologia que já não é nova, volta a estar na ribalta. Ao captar a luz e a sua direção, permite fazer imagens em três dimensões e focar depois de tirar a fotografia. Se no passado a qualidade não convencia, este é hoje um dos pontos fortes da Photokina.
No vídeo, a palavra de ordem é o 4K (ultra HD) ou, por outras palavras, os fabricantes oferecem neste momento quatro vezes mais definição do que a alta resolução que se conhecia. Já existem bastantes televisões a reproduzir o 4K, mas ainda não havia muitos equipamentos capazes de gravar nesta resolução. Imagens mais nítidas e realistas ficam na retina dos visitantes.

