Notícias

Máquinas fotográficas boas e baratas para as férias

22 junho 2017
Conheça a nossa seleção de máquinas fotográficas com boa qualidade de imagem e preço competitivo, ideais para captar mergulhos e outros momentos das suas férias.

22 junho 2017
Com menos de € 200 já consegue comprar uma máquina que tire fotos de qualidade. Veja a nossa seleção para as férias.

É possível adquirir uma boa máquina fotográfica compacta sem gastar uma pequena fortuna. Sugerimos para estas férias 2 produtos com boa qualidade global e 4 estrelas na qualidade da imagem, que podem ser comprados por menos de 200 euros. Conheça as características destes e de outros modelos no nosso teste a máquinas fotográficas. Pode poupar € 336 com as nossas Escolhas Acertadas.

Comparar máquinas fotográficas

Qual tira melhores fotos: smartphone ou máquina?

Comprar uma máquina fotográfica continua a ser a melhor opção para quem deseja tirar fotos de qualidade, apesar de o smartphone ser prático e até se sair bem, especialmente os modelos de gama alta. Damos-lhe 3 bons motivos para continuar a apostar numa máquina.

  • Tem botões para acesso direto aos ajustes mais úteis. Além de evitar o recurso aos menus, um ecrã tátil não dá o mesmo feedback de uma tecla mecânica. As máquinas fotográficas permitem ajustar a abertura da lente, o tempo de exposição e a sensibilidade ISO, as três regulações essenciais a uma boa foto. A maioria dos smartphones não.
  • O sensor é maior. Para os equipamentos fotográficos, o tamanho do sensor conta. Sensores maiores capturam mais luz, e isso reflete-se na qualidade da imagem e permite controlar melhor a profundidade de campo. Nas compactas clássicas, o sensor tem uma diagonal de 1 a 1,5 centímetros. Num smartphone, em regra, não vai além dos 0,8 a 1,1 centímetros.
  • Contam com zoom ótico. As compactas adotam relações de zoom cada vez maiores, com distâncias focais igualmente maiores e valores de abertura mais favoráveis. ótico

Estes 3 fatores combinados conseguem criar imagens com diferentes nuances e dão ao utilizador a capacidade de se exprimir de forma mais criativa.

A  nossa seleção

Canon Ixus 285 HS
Leve e portátil, integra um potente zoom ótico de 12x (25-300 mm). O seu sensor de 20 MP, embora não tenha dimensões muito generosas, permite obter fotos razoáveis, mesmo em interior e com iluminação reduzida. Faz vídeos Full-HD (30fps) de qualidade razoável, tanto ao nível da imagem como do som. Sem visor ocular, como é usual nos aparelhos compactos, mas com ecrã LCD de qualidade. Tem uma boa capacidade de estabilização da imagem, o que ajuda no desempenho com iluminação reduzida. O ponto fraco é o lento disparo contínuo. Preço: a partir de 195, 84 euros.

canon ixus 285HS

A Canon Ixus 285 HS destaca-se pelo bom desempenho do autofocus em condições de fraca iluminação.

Sony Ciber-shot DSC-WX220
Apenas 124 gramas, mas conta com um respeitável zoom ótico de 10x (25 – 250mm). Equipada com um sensor de 18 MP e com a possibilidade de vídeos em Full-HD, avaliados de forma satisfatória nos nossos testes. O estabilizador de imagem é aceitável, o que resulta num desempenho satisfatório, mesmo quando as condições de luz são fracas. Destaque para a utilização intuitiva e para a rapidez de resposta dos comandos, especificamente em disparo contínuo. Sem visor ocular, mas com LCD razoável. O autofocus é limitado caso haja pouca luz. Preço: a partir de 178, 98 euros.

sony cyber shot dsc-wx220

A Sony Cyber-shot DSC-WX220 é uma máquina compacta, ideal para quem quer usar o aparelho sobretudo em modo automático.


Imprimir Enviar por e-mail