Notícias

Backup de fotografias: a melhor solução para amadores

13 julho 2017
Backup de fotografias

13 julho 2017
Gosta de disparar, mas não tem disciplina para arrumar as fotos e acaba com imagens dispersas por telemóveis, computadores e discos externos? A cloud chegou para pôr ordem na sua vida.

Início

Festas de família e férias já não chegam para satisfazer a urgência fotográfica de quem transporta um smartphone no bolso a cada momento. E todos os momentos se tornaram potencialmente importantes. A fotografia de massas é menos consciente, menos intencional. Dispara primeiro e pensa depois no que lhe caiu na rede da caça. Já não tem de revelar filmes nem imprimir fotos e, se o resultado não for o melhor, apaga-o e segue em frente. 

Se ao smartphone juntarmos a máquina fotográfica, essa sim, mais de festas de família e férias, então, desaguamos num número torrencial de imagens, que vamos guardando como podemos. Telemóvel, computador e disco externo são os candidatos mais óbvios. Mas, num arquivo multicéfalo e desordenado, tudo é mais difícil de encontrar.

Os serviços de backup permitem ordenar o caos, encaixotá-lo em álbuns e até partilhá-lo com amigos. Testámos sete soluções grátis, destinadas a fotógrafos amadores, e deixámo-nos convencer pelos argumentos do Google Fotos Alta Qualidade. Excluímos o iCloud Fotografias, serviço que oferece 5 GB, mas que só é aconselhável para quem usa equipamentos da Apple.

E não tenha medo. Mesmo recorrendo a serviços cloud, mantém a propriedade das imagens, a menos que defina algo em contrário, como o uso para fins não comerciais, possível no Flickr. Mas estes serviços não se responsabilizam por eventuais perdas. Ainda que sejam situações raras, faça um backup das suas memórias para um disco rígido externo.

 

Imprimir Enviar por e-mail