Guia de compras

Câmaras de vídeo digitais: guia de compras

17 maio 2016
guia de compras de câmaras de video digitais

17 maio 2016
Capte bons momentos em família e entre amigos ou guarde registos das viagens. Para filmar em alta definição, precisa de memória acima dos 4 GB.

Para comprar a câmara de vídeo mais adequada à utilização que pretende, decida o suporte de gravação (cartão, memória interna ou disco rígido) e se quer um aparelho que grave em alta definição (HD) ou apenas na resolução normal. Os fabricantes apostam em memórias mais folgadas, o que permite obter vídeos menos comprimidos. Descubra a melhor câmara de vídeo com os resultados completos dos nossos testes.

Cartão de memória

Os cartões de memória mais utilizados são os do tipo SD (Secure Digital) ou SDHC (Secure Digital High Capacity). Estes últimos apresentam capacidades de armazenamento superior, de 2 GB a 32 GB e maior velocidade de escrita, imprescindível para gravar vídeo com qualidade. As câmaras raramente trazem um cartão de origem. O tamanho reduzido dos cartões permite aparelhos leves e portáteis. Para guardar as gravações, terá de transferi-las para o computador. Em alternativa à ligação USB, pode recorrer ao leitor de cartões de memória.

Com memória de 4 GB consegue gravar entre 18 e 40 minutos de vídeo em alta definição, no nível máximo de qualidade. Para uma utilização flexível, um cartão SDHC de 8 GB custa a partir de 13 euros.

Memória interna e disco rígido

As câmaras com memória interna (flash) têm, no máximo, 96 GB de capacidade. Como o suporte não é amovível, obriga a transferir os vídeos para o computador via USB 2.0. As reduzidas dimensões das memórias flash tornam os aparelhos bastante portáteis. São menos sensíveis a quedas do que os modelos com disco rígido.

A capacidade do disco rígido (HDD), regra geral, atinge entre 80 e 240 GB. Tal permite armazenar várias horas de vídeo na qualidade máxima. O disco rígido não é amovível, pelo que convém transferir os vídeos para o computador e arquivá-los, por exemplo, em DVD-R ou num disco rígido externo. A câmara com disco rígido integra peças móveis sensíveis a quedas. Os mecanismos de proteção ajudam, mas, em muitos casos, não evitam danos.

Alta definição

Os modelos que gravam em alta definição permitem obter imagens com um nível de detalhe bastante superior ao obtido com a resolução normal (PAL). Para usufruir da nitidez adicional, precisa de um televisor LCD ou plasma HD-Ready. Com um televisor convencional não consegue usufruir daquela característica.

Para ver filmes em alta definição num LCD ou plasma, utilize a saída de vídeo por componentes da câmara ou a HDMI, para leitura direta a partir do aparelho. Também pode transferir o vídeo para o computador e armazená-lo em alta definição num DVD-R. Mas terá de lê-lo no computador. Se tiver um leitor Blu-Ray, isolado ou integrado num kit de cinema, pode usá-lo para gravações em alta definição, caso o programa de edição permita armazenar no formato apropriado. O AVCHD é aceite por muitos leitores Blu-ray.