Dicas

Sensor e abertura: as armas para fotografar à noite

05 outubro 2015

05 outubro 2015

Fotografar à noite pode render efeitos estéticos interessantes, mas, quando a luz escasseia, nem todas as máquinas estão à altura. Confira a nossa seleção de aparelhos e truques para obter os melhores resultados.

Início

Fotografar é escrever com luz e, nesse sentido, a luz é o elemento-chave. Se este recurso escasseia, o obturador tem de ficar aberto mais tempo, para fazer incidir no sensor a quantidade de luz necessária à criação da fotografia. Porém, exposições longas contribuem para imagens tremidas ou desfocadas. Por isso, no modo automático, as máquinas usam a maior abertura possível. A abertura é, assim, a especificação que mais importa verificar, se quer uma máquina para fotografar à noite. Para capturar o resultado de mais de 200 máquinas, foque-se no nosso teste comparativo. Com os nossos conselhos, pode poupar 366 euros na compra da sua máquina.

Prefira um equipamento com uma abertura máxima de, pelo menos, f:2.8. Neste caso, menos é mais, ou seja, quanto menor o valor, maior a abertura. Mas tenha em atenção que a tecnologia ainda não consegue criar lentes que tenham, simultaneamente, elevados fatores de zoom e aberturas generosas. Por isso, se escolher uma abertura grande, não espere zooms de grande distância focal.

Depois, há a qualidade da imagem. Neste campeonato, o que conta não é a resolução, mas o tamanho do senhor. Quanto maior for a superfície do sensor maior, maior será a sua capacidade de captar a luz. Isto traduz-se sobretudo em fotos com menos ruído e melhor gama dinâmica. Recomendamos, por isso, um aparelho com sensor de, pelo menos, 1 polegada.

Infelizmente, tanto a abertura como o sensor influenciam o preço de forma direta. Por isso, tem de estar disposto a gastar um mínimo de 500 euros.

Por fim, dadas as elevadas exposições, por vezes superiores a um segundo, o tripé é quase indispensável. Existem incontáveis tipos de tripés, com preços muito variados, desde modelos pequenos, que podem custar € 3, até equipamento profissional, de construção sólida, que atinge os milhares de euros.


Imprimir Enviar por e-mail