Dicas

Analógica ou digital: qual a melhor máquina fotográfica?

Apesar de estarmos na era digital, existem ainda alguns fotógrafos que preferem fotografar de forma analógica. Saiba os prós e contras de cada tipo de máquina fotográfica.

22 março 2022
máquina fotográfica analógica e digital

iStock

A fotografia analógica foi nitidamente destituída pela digital, mas na realidade nunca chegou a morrer totalmente. Mas existirão, para lá da nostalgia, outras razões realmente válidas para continuar a ser usada?

A fotografia de filme tradicional captura imagens expondo quadros individuais num rolo de filme à luz. O filme é feito de plástico e revestido com uma emulsão constituída com haletos de prata que escurecem quando expostos à luz, capturando negativos de imagens. Quando um fotógrafo acaba de utilizar todas as exposições num rolo de filme, tem de levar esse rolo para uma sala escura e revelar as fotografias usando produtos químicos líquidos.

A fotografia digital recria o processo da fotografia de filme tradicional, mas usa um senso eletrónico, em vez de filme, para capturar as imagens. Essas fotografias digitais são armazenadas num cartão de memória e a sua resolução é medida em megapixels.

As diferenças entre os dois processos são evidentes, mas como afetam os resultados, em termos da qualidade das fotos e da experiência de fotografar?

Fotografia analógica e digital: prós e contras

Tanto as máquinas fotográficas analógicas quanto as digitais têm vantagens e desvantagens. Saiba o que esperar de cada uma das câmaras na altura de fotografar.

Máquina fotográfica analógica

Uma vantagem deste tipo de câmara é que pode comprar uma lente amovível feita para uma máquina fotográfica antiga, de elevada qualidade, por uma fração do preço de uma nova. Com o adaptador certo, pode montá-la em praticamente qualquer câmara híbrida (mirrorless). O reduzido espaçamento das câmaras híbridas, entre o encaixe da lente e do sensor, fazem com que seja possível usar adaptadores que permitam a utilização de outras lentes, como se fossem antigas máquinas analógicas. Perderá o modo “totalmente automático” (porque nas lentes antigas, o foco e a abertura eram manuais), mas é a maneira mais barata de possuir uma coleção de lentes de um segmento elevado, que de outra forma seriam muito caras. No entanto, esteja ciente de que algumas lentes mais antigas (anteriores à década de 1970) são sobretudo interessantes para fotografar a preto e branco, visto que existem limitações com a fotografia a cores, em particular quando são usados valores de abertura mais altos, onde essas lentes introduzem anomalias cromáticas na imagem.

Com uma máquina fotográfica digital moderna (avançada, híbrida ou reflex) não há grande razão para voltar ao modo analógico. A grande maioria dos profissionais de fotografia utiliza o digital, com exceção daqueles que querem dar um toque deliberadamente vintage aos seus trabalhos.

Desvantagens das máquinas fotográficas analógicas

  • Os rolos de filme têm um número limitado de fotografias.
  • O filme tradicional tem de ser revelado numa sala escura, o que envolve um logo processo.
  • As suas fotografias podem ser danificadas se o filme não revelado for exposto à luz solar.
  • Custos mais elevados a longo prazo, devido ao preço dos rolos.

Máquina fotográfica digital

Com uma máquina fotográfica digital, pode rever as fotografias instantaneamente, graças aos visores digitais das câmaras digitais modernas. Os fotógrafos de câmaras analógicas têm de esperar muito tempo para confirmar o estado das suas fotografias. Pode optar por imprimir apenas as imagens que mais gosta.

É capaz de transferir facilmente os arquivos digitais da sua máquina fotográfica para um disco rígido de computador ou fazer upload dos arquivos para uma plataforma de armazenamento na cloud.

Consegue editar as suas imagens com software de edição digital (por exemplo, Photoshop e Lightroom). Com máquinas fotográficas analógicas, a edição é mais difícil e é feita numa sala escura.

É possível alterar os valores de sensibilidade ISO (como se num aparelho analógico mudasse o rolo para um de sensibilidade díspar) entre fotografias individuais.

As máquinas digitais são geralmente mais leves do que as de filme e os cartões de memória são pequenos e podem armazenar muitas imagens.

Desvantagens das máquinas digitais

  • As máquinas fotográficas digitais compactas ou de uma gama de entrada podem não ser boas o suficiente para fornecer imagens de alta qualidade. Esta gama de câmaras pode sofrer de um menor alcance dinâmico, profundidade de campo e captura de imagens deficiente em cenário de menor luz.
  • Uma boa câmara digital pode ser mais cara que uma analógica, o que torna os custos iniciais mais altos.
  • As imagens digitais podem não apresentar uma textura tão rica, como a dos rolos de 35 milímetros ou de 120 milímetros, uma desvantagem que pode ser ultrapassada com um software de edição.

Precisa de ajuda a decidir qual o melhor aparelho para tirar fotografias? O nosso guia e o teste a máquinas fotográficas ajudam a escolher.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.