Dicas

Fotografia para principiantes

26 março 2014 Arquivado

26 março 2014 Arquivado

Versatilidade e facilidade de utilização são as exigências para quem pretende dar os primeiros passos no mundo da fotografia com alguma exigência. A máquina a escolher deve, pois, estar entre as híbridas ou as reflex. Destacamos três modelos com preço até 600 euros.

Sony SLT-A58K

Câmara da gama média da série SLT, vem substituir a A57, da qual herda o formato do sensor (APS-C), agora com 20 MP. O visor ocular é eletrónico e vem com a tecnologia OLED. Este aparelho recorre à tecnologia SLT (single lens translucent), proprietária da Sony, que usa um espelho translúcido em vez do espelho principal numa reflex clássica. Por ser semitransparente, este reflete uma pequena parte da luz para um sensor de autofoco e deixa a restante passar, de modo a incidir no sensor. Na prática, ao contrário de uma reflex tradicional, o espelho mantém-se estático no momento da captura. A vantagem é permitir uma focagem mais rápida. Mas as fotografias noturnas podem sair prejudicadas.

O pequeno ecrã de 2.6 polegadas é articulável, mas não touch. Por sua vez, o visor ocular eletrónico garante boa qualidade e é imprescindível para capturar fotos em exteriores. O estabilizador vem no corpo da máquina e obtém resultados aceitáveis. Apesar de não ser uma reflex tradicional, é compatível com outras lentes da gama Alpha. A que vem incluída no kit é uma zoom normal de 3x, resultante de distâncias focais entre os 18 e os 55 mm.

A qualidade da imagem é, no geral, boa e as fotos revelam nitidez e detalhe. Mesmo em situações de pouca luz, os resultados não desiludem. Apresenta um corpo volumoso e, com cerca de 840 gramas (lente incluída), mostra-se algo pesada quando comparada com algumas concorrentes. Com Qualidade Global de 67% e preço a partir de € 469, é uma excelente opção para principiantes.

Vendida com um zoom 18-55 mm, capta fotos com nitidez e detalhe.
Vendida com um zoom 18-55 mm, capta fotos com nitidez e detalhe.