Dicas

Fotografia para principiantes

26 março 2014 Arquivado

26 março 2014 Arquivado

Versatilidade e facilidade de utilização são as exigências para quem pretende dar os primeiros passos no mundo da fotografia com alguma exigência. A máquina a escolher deve, pois, estar entre as híbridas ou as reflex. Destacamos três modelos com preço até 600 euros.

Canon EOS 100D

Lançada em meados do ano passado, rapidamente conquistou um lugar na mala de muitos aspirantes a fotógrafos. Principal argumento: a portabilidade. A marca nipónica alega ter construído a reflex mais leve e pequena do mundo. Depois de ter adiado a entrada no segmento das híbridas, algo que acabou por acontecer com a EOS M, a Canon opta agora por uma abordagem diferente: a miniaturização das reflex. 

A EOS 100D partilha diversos componentes com a 700D, entre os quais o sensor (APS-C de 18 MP), o processador, o ecrã touch, a resolução de 1040 Kp e o tamanho de 3 polegadas. Mas, se no primeiro caso o monitor é ajustável, desta vez, é fixo.

Está à venda em kit com uma objetiva de 18-55 mm (zoom 3x) e é compatível com todas as lentes da marca dotadas do mesmo encaixe (Canon EF/EF-S). Trata-se de uma das melhores opções em termos de versatilidade para os principiantes. Os controlos manuais (por exemplo, abertura, velocidade, exposição, sensibilidade e balanço de brancos) estão todos lá, para extravasar a criatividade. O preço a pagar pela miniaturização é a falta de seletores rotativos, sempre práticos para ajustar os parâmetros de exposição: conta apenas com um, na parte de cima. Em termos de volume, assume-se como uma referência no seu segmento, com 11,7 x 9,1 x 6,9 centímetros. O peso é igualmente surpreendente para uma máquina reflex: cerca de 660 gramas incluindo a referida lente.

No laboratório, passa com distinção. O destaque vai para a reprodução de cores, a captura de fotografias no exterior e os retratos. É bastante rápida a focar, mesmo com pouca luz. As fotografias em fracas condições de luz têm boa qualidade e o vídeo não foge à regra. Mesmo no modo automático, os resultados são muito interessantes. Conta com 14 modos de fotografia predefinidos para diferentes circunstâncias. Com preço a começar nos 499 euros, obteve 76% na Qualidade Global.

À venda em kit com zoom de 18-55 mm, permite controlos manuais, é rápida a focar e destaca-se na reprodução de cores, na fotografia de exteriores e nos retratos.
À venda em kit com zoom de 18-55 mm, permite controlos manuais, é rápida a focar e destaca-se na reprodução de cores, na fotografia de exteriores e nos retratos.