Dicas

Como impressionar nas selfies

24 setembro 2015

24 setembro 2015

Os autorretratos com o telemóvel (selfies) e as fotografias de pratos com um ar guloso (food porn), para abrir o apetite alheio, são das imagens mais difundidas nas redes sociais. Algumas dicas melhoram os resultados.

Tirar selfies tem alguma ciência. Além de procurar o seu melhor ângulo, definir um bom enquadramento é determinante. Ter um telemóvel com uma boa câmara também ajuda: consulte os resultados dos nossos testes a telemóveis

Comece por decidir o que quer ilustrar, para além de si próprio, claro. Retire do enquadramento tudo o que possa causar ruído. Preste atenção à luz ambiente e ao fundo, cuja escolha pode melhorar ou perturbar o resultado. Se possível coloque o aparelho um pouco acima da sua cara. Mantenha-se imóvel e dispare. Lembre-se de que nem sempre é possível acertar à primeira: atreva-se e tire mais do que uma foto.

Com as selfies, não é só chegar e disparar. Procure um fundo pouco "ruidoso" para que os elementos humanos se destaquem.
Com as selfies, não é só chegar e disparar. Procure um fundo pouco "ruidoso" para que os elementos humanos se destaquem.
Na simetria, reside a beleza, mas ninguém é perfeitamente simétrico. Assim, procure o ângulo que mais o favorece. Por exemplo, o autorretrato frontal resulta nos rostos muito retilíneos. Opte por rodar a cabeça ligeiramente para um dos lados. Se quiser um sorriso natural e sem mostrar os dentes, apoie a língua no maxilar superior. Não limite o sorriso à boca: tente sorrir com os olhos.

Foque onde interessa. Os smartphones mais recentes têm uma função chamada tap to focus. Essa função permite que a câmara foque no ponto em que tocar. Pode ser o seu rosto ou o motivo que quer destacar.

A iluminação faz a diferença. Preste atenção à luz ambiente. A luz natural é ideal, mas se não for suficiente, tente usar uma fonte de luz artificial, sem a fazer incidir diretamente no seu rosto, para evitar reflexos. Sempre que possível, não use o flash.

Para arrasar, saia da caixa. Por definição, uma selfie tira-se com a câmara frontal, para se conseguir ver enquanto dispara. O nosso conselho? Use a câmara traseira. Para além de ter mais resolução, tem um sensor maior e uma lente melhor. Portanto, as fotografias vão ser de melhor qualidade.

Food porn de arrasar
O segredo é manter a comida focada e desfocar o fundo da imagem. Os telefones mais recentes permitem reduzir a profundidade de campo artificialmente, para criar esse efeito. Procure o modo focagem seletiva ou desfocagem de lente, por exemplo. Convém que a comida não esteja a uma distância superior a 50 cm do equipamento.

Aqui, a iluminação e o fundo são cruciais. Certifique-se de que tem luminosidade suficiente e evite misturas, como a luz da janela em simultâneo com uma lâmpada fluorescente.

Para valorizar os alimentos, preste atenção à luz ambiente.
Para valorizar os alimentos, preste atenção à luz ambiente.
A comida deve ser o protagonista: rejeite fundos confusos e com demasiados elementos. Procure ângulos inovadores e tente transmitir frescura. A aplicação de um filtro no final também não é de descartar. Isole o prato dos outros elementos (guardanapos, telemóveis, carteiras). Capture de preferência antes de iniciar a degustação.

Pode experimentar um sem número de filtros predefinidos mas um que resulta particularmente bem neste tipo de fotografias é a vinhetagem (distorção parcial dos cantos da imagem).

Se quer apostar mesmo na arte da fotografia, veja os resultados dos nossos testes a máquinas fotográficas.


Imprimir Enviar por e-mail