Dicas

Como escolher uma máquina fotográfica digital

Máquinas reflex

Recomendadas para quem deseja um aparelho versátil, com regulações manuais e possibilidade de utilizar diferentes lentes para conseguir o melhor rendimento em situações diversas.

Tal como os aparelhos híbridos, as máquinas reflex são bastante bem equipadas, com diversas regulações manuais. Possibilitam, entre outras funcionalidades, definir o valor de abertura do diafragma e a velocidade de obturação e realizar focagem manual. Porém, costumam ser mais volumosas, podendo pesar mais de 800 gramas.

As lentes deste tipo de aparelho podem ser trocadas (são intermutáveis). Assim, é possível adquirir lentes para usos específicos, como, por exemplo, uma teleobjetiva para ampliações significativas; uma lente macro para fotos de detalhe; uma lente com focal fixa para um melhor desempenho em condições de iluminação difícil, etc. 

No nosso teste a máquinas fotográficas avaliámos a utilização das máquinas reflex com as lentes do kit de origem. Concluímos que, na maior parte destes kits, as lentes não são da melhor qualidade. O desempenho dos aparelhos analisados poderá melhorar bastante se utilizar lentes superiores, uma vez que a qualidade ótica destas é decisiva para a imagem.