Dicas

Como enquadrar a fotografia e fazer uma composição equilibrada

Início

Os fotógrafos mais inexperientes tendem a posicionar o objeto a registar no centro da imagem, mas este pode não ser o enquadramento mais interessante. A nossa seleção de truques ajuda.

  • Dossiê técnico
  • António Alves e Pedro Silva
  • Texto
  • Nuno César
06 novembro 2018
  • Dossiê técnico
  • António Alves e Pedro Silva
  • Texto
  • Nuno César
fotografia

iStock

O alinhamento é um dos critérios básicos no enquadramento das imagens. A utilização de uma grelha no ecrã ajuda nesta operação. Esta também é muito útil para aplicar a regra dos terços, que ajuda a obter uma composição das fotografias muito mais interessante. 

 

Com a grelha do telemóvel ou da máquina fotográfica, alinhar bem o cenário é mais simples. No cenário, pode sempre procurar por linhas de referência (por exemplo, paredes de um edifício, muro ou linha do horizonte) e só depois relacionar a posição destas com as da grelha no ecrã. A melhor referência, na maioria dos casos, é mesmo a linha de horizonte. Cuidado básico: procure mantê-la direita.

Please fill the source and the alt text 
Na maioria dos smartphones ou máquinas fotográficas, pode ativar a grelha com as linhas de referência.
Please fill the source and the alt text 
Se deseja uma imagem simétrica, o alinhamento é crucial. Muitas linhas de referência denunciam rapidamente um alinhamento incorreto.

Para fotografias muito específicas, o efeito de simetria funciona bem, mas na maioria evite centrar o objeto na fotografia. Outra boa ideia é tentar explorar um padrão facilmente percetível na fotografia (por exemplo, várias formas geométricas e linhas paralelas), se for o caso. Os nossos olhos identificam rapidamente estes padrões. Na informação que processam, estão sempre à procura de um ordenamento lógico nas imagens.

Para conseguir planos e enquadramentos mais interessantes, recomendamos aplicar duas técnicas muito simples: a dos terços que estipula onde se deve situar o objeto a fotografar, evitando centrá-lo por completo e a “do sentido do movimento”, que serve como complemento à primeira, para objetos em movimento.

As técnicas mais simples

Caso esteja a fotografar uma pessoa, considere a sua face e em particular os olhos, como os pontos mais relevantes.

A regra dos terços consiste em imaginar (ou ativar, se possível) uma grelha que divida o ecrã em nove partes, com duas linhas horizontais e outras duas verticais. Em vez de centrar o objeto, tente colocá-lo numa interseção dessas mesmas linhas. Ao usar o superior, pode cortar o topo de uma cabeça, o que não é grave. Caso o objeto esteja em movimento, guarde espaço na frente deste. O mesmo se aplica se uma pessoa estiver a olhar numa certa direção. Reserve espaço para o local onde se dirige o olhar.

Please fill the source and the alt text 
Exemplo da regra dos terços. Em vez de centrar o objeto, tente posicioná-lo num ponto de interseção das linhas.

Outro ponto a considerar é o ângulo da câmara. Fotografar a partir de uma posição mais baixa dá uma aparência mais majestosa ao objeto: quanto mais apertado o ângulo, mais notório.

Please fill the source and the alt text 
A mesma árvore fotografada com perspetivas diferentes.

O efeito de imponência ao disparar de um local mais baixo e com elevada inclinação é flagrante. Se fizer o contrário (fotografar de uma posição mais alta, com a inclinação inversa), dá uma aparência vulgar e menor ao objeto.

Orientação panorâmica ou vertical

A maioria das fotografias é capturada segurando a máquina na horizontal. Os aparelhos são desenhados para serem utilizados sobretudo desta maneira. Mas alguns cenários beneficiam da orientação vertical. Alguns são mais evidentes, mas não obrigatórios, como uma foto de corpo inteiro de uma pessoa ou de um edifício alto. No fundo, a orientação depende da criatividade e das opções do fotógrafo.

Please fill the source and the alt text 
A maioria das fotografias é capturada com a máquina na horizontal.
Please fill the source and the alt text 
Alguns cenários beneficiam da orientação vertical.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.