Câmaras de vídeo: glossário

Descodificamos funções e equipamentos, para escolher o modelo mais adequado.
Descubra a melhor câmara de vídeo para si nos resultados completos dos modelos testados e nos comentários dos nossos especialistas. Mas antes domine os termos complicados.
Alta definição (HD)
Significa uma resolução superior a 576 linhas horizontais (definição padrão na Europa). Há três definições HD: 720p, 1080i e 1080p. O número refere-se à quantidade de linhas que compõem as imagens. A letra “i” indica vídeo entrelaçado e a “p”, vídeo progressivo (veja as respetivas definições mais abaixo). Um televisor convencional (CRT) não consegue tirar partido da alta definição.
AVCHD
Formato de gravação e de reprodução de alta definição. Permite utilizar vários tipos de suportes. Regra geral, está associado a câmaras HD que recorrem a cartões de memória e a memória interna. O vídeo é comprimido no formato MPEG-4 AVC/H.264 e pode gravar até 24 Mbit de dados por segundo, graças a um sistema de compressão muito eficiente, o codec AVC.
Disco rígido
Gravação em 3D
Possibilidade de selecionar o modo de gravação em 3D. Este capta o efeito de profundidade das imagens. O monitor das câmaras 3D, regra geral, permite visionar as gravações em 3D sem óculos. Para ver as imagens no televisor, terá de usar um modelo 3D e óculos específicos. A ligação é feita por ficha HDMI.
PAL
Recetor GPS
Resolução padrão (SD)
Saída AV (vídeo composto)
Saída HDMI
Sensores CCD ou CMOS
Ultra HD (UHD ou 4K)
Vídeo entrelaçado
Visor ocular
Zoom digital
A ampliação é feita pelo software. O processo é similar à ampliação de uma imagem no ecrã de um PC, portanto cada aumento leva a uma perda de nitidez. Este tipo de zoom não traz vantagens.
Zoom ótico
Wi-Fi
Wi-Fi Direct