Dicas

Câmaras de vídeo aventura: como instalar e poupar

23 julho 2015
como instalar e poupar câmaras de vídeo aventura

23 julho 2015

As action cams são a melhor solução para gravar em ambientes exigentes, sobretudo durante a prática desportiva. Para outra utilização, não vá em modas e escolha um modelo tradicional, mais simples e com maior qualidade de imagem e de som.

Início

As câmaras de vídeo aventura, também conhecidas por action cams, são o último grito tecnológico na gravação digital. Privilegiam a portabilidade e a resistência. São acompanhadas por vários acessórios para a instalação em capacetes, pranchas de surf, guiadores de bicicleta ou em carros.

Pequenos e com poucos comandos, estes modelos têm uma lente na parte frontal, normalmente uma “olho de peixe”, que captura o ambiente do ponto de vista do utilizador numa área mais alargada, mas com alguma distorção. Por serem aparelhos resistentes, podem ser utilizados em ambientes mais exigentes, como desportos aquáticos, montanhismo e ciclismo.

Câmaras de vídeo aventura: as provas de choque

Todas as câmaras recorrem a cartões de memória como suporte de gravação. Regra geral, tem de comprá-los à parte, caso não tenha um compatível com o modelo que deseja. No mínimo, escolha um exemplar com 8 GB para gravar, em média, 1 hora e 15 minutos de vídeo no nível máximo de qualidade.

Se a câmara gravar em 4K, escolha um cartão com pelo menos 16 GB de capacidade. Regra geral, estas pequenas criaturas são compatíveis com cartões do tipo microSD (Secure Digital) e microSD HC/XC. O reduzido tamanho dos cartões permite que estes aparelhos sejam mesmo portáteis e leves. Para transferir os vídeos para o computador, terá de usar a ligação USB ou um leitor de cartões. As ligações estão protegidas por uma tampa.

Ligações online e 3 horas de bateria
Muitos modelos dispõem de Wi-Fi Direct, o que permite a ligação ao smartphone. A câmara cria a sua rede Wi-Fi, à qual o smartphone se pode ligar. Controla assim as funções básicas e confere o enquadramento das gravações no ecrã, o que, na maioria, não é possível dada a falta de ecrã LCD.

Algumas câmaras contam com módulo GPS, para georreferenciar os vídeos. As coordenadas ficam integradas no ficheiro. Pode usar esta informação através de software próprio (por exemplo, Picasa), que permite ligar o vídeo ao local.

Na autonomia da bateria, os melhores modelos permitem gravar de forma contínua e com uma única carga durante 2h30m a 3 horas (com o Wi-Fi desligado). Ao ligar o Wi-Fi, dificilmente supera 2 horas nos melhores modelos. A pior avaliação mancha alguns modelos que ficam-se por cerca de 1h20m de autonomia, sem usar Wi-Fi