Como testamos

Máquinas fotográficas: como testamos

30 junho 2020
Homem a testar máquina fotográfica

As medições técnicas e os testes de painel, incluindo imagem, focagem e facilidade de utilização, são obrigatórios.

Nos nossos testes a máquinas fotográficas, incluímos vários segmentos: desde as máquinas simples e portáteis compactas, às resistentes “aventura”, às superzoom, avançadas, híbridas e SLR.

Qualidade de imagem

É o teste mais importante. As fotos são tiradas em laboratório, em condições controladas, que permitem as mesmas condições de iluminação a todos os aparelhos. Por intermédio de luminárias profissionais, são recriadas as situações de fotos no exterior com luz natural abundante e com tempo nublado e no interior com luz artificial com vários níveis de intensidade.

As melhores fotos são obtidas para todos os aparelhos, no exterior, com a presença de luz natural abundante e, neste caso, a utilização de regulações manuais nunca é necessária, pois a qualidade em modo automático é já muito boa.

Nas fotos no exterior, além da intensidade mais alta da iluminação, também a temperatura de cor correta é mais simples de determinar por parte da câmara. As diferentes temperaturas de cor da iluminação artificial são um desafio maior para o modo automático das câmaras. Em várias destas situações deve atuar-se no controlo do “white balance” para dar uma “ajuda” à máquina a entender qual a temperatura de cor no local.

O cenário usado para as fotos no exterior tem uma intensidade de iluminação de 8000 lux (D65) e é cheio de detalhes e cores. No interior, o cenário tem uma intensidade de iluminação de140 lux, que corresponde a um nível de iluminação relativamente ténue.

As fotos no interior apresentam um desafio maior aos aparelhos, resultando, na generalidade dos casos, em resultados piores. No teste das fotos no interior recorremos a diferentes níveis de iluminação e temperaturas de cor (tal como sucede em casa, consoante o tipo de lâmpadas que usamos). Em alguns destes casos, a utilização do flash leva a um acréscimo de qualidade, pois a máquina sabe exatamente quais são as características de iluminação.

Qualidade da gravação de vídeo

A qualidade de gravação dos vídeos aumentou de forma muito considerável nestes últimos anos. Vários destes aparelhos possibilitam mesmo a gravação de vídeos de resolução Ultra-HD (4K). 

No teste, usamos dois níveis de iluminação: um muito reduzido (11 lux) e outro mais alto (3500 lux). No caso das câmaras que permitem gravar em resolução 4K fazemos, ainda, o teste com dois níveis de resolução: em Full-HD e em 4k. Além da qualidade das gravações nas situações descritas, fazemos a avaliação da qualidade das imagens quando é feito o movimento de panning da câmara.

Para avaliar a qualidade de vídeo, fazemos gravações de 1 minuto, num cenário com um nível de iluminação de 3500 lux e de 11 lux (para avaliar as gravações com pouca luz).

Estabilizador de imagem

A capacidade de estabilização de imagem permite atenuar o tremor natural das mãos dos utilizadores. Torna-se mais importante quanto maior o nível de zoom aplicado e quanto maior for o tempo de disparo. Ou seja, na grande maioria das fotos, a noite no exterior ou em locais interiores é bastante importante.

O mesmo se aplica ao uso de elevadas magnificações (por exemplo, ao usar um zoom ótico de 30x todo aplicado).  No teste as máquinas são acopladas a um aparelho que permite simular, de uma igual forma, a vibração provocada pelas mãos dos utilizadores. São usados dois níveis de iluminação (11 e 1000 lux), um nível de zoom de 4x (quando possível) e, ainda, o nível de zoom máximo permitido pela máquina.

Visibilidade do LCD com incidência de luz solar

Especialmente no caso das máquinas sem visor ocular, onde não existe outra alternativa a não ser fazer o enquadramento através do LCD, é fundamental optar por um aparelho que mantenha alguma visibilidade mesmo em dias de muito sol. Verificamos a visibilidade do ecrã quando existe uma incidência direta de luz intensa (10000 lux), com iluminação reduzida, assim como a qualidade de imagem (cores, contraste, nitidez) numa situação sem reflexos.