Tipos de máquinas fotográficas
Máquinas compactas
Este tipo de máquina é aconselhável para quem deseja um aparelho fácil de transportar, para utilizar sobretudo em modo automático. As regulações manuais são escassas ou pouco acessíveis (não costumam ter botões de acesso direto, forçando o acesso via menu).
Os modelos compactos possuem dimensões reduzidas (muitos cabem num bolso de camisa) e, por norma, pesam menos de 200 gramas. Raramente conseguirá encontrar máquinas compactas com visores oculares, tendo de recorrer quase sempre ao ecrã LCD.
Se pretende um aparelho que permita uma utilização mais criativa, é aconselhável optar por modelos de avançadas, híbridas ou reflex.
Máquinas aventura
São aparelhos compactos, mas que, tal como o nome indica, além de possibilitarem um transporte fácil, destacam-se pela robustez e resistência a impactos, pó e salpicos. São mais indicadas para quem pretende um aparelho para utilizar em locais que possam trazer problemas às compactas, como uma praia ou durante uma caminhada num local mais acidentado. Tal como acontece com as compactas, as máquinas aventura servem para uma utilização, maioritariamente, em modo automático, pois as possibilidades manuais são escassas ou de acesso complicado (raramente existem botões de acesso direto aos ajustes manuais).
O peso destas máquinas está quase sempre abaixo dos 250 gramas. Quase nunca conseguirá encontrar modelos com visores oculares. Tem de recorrer sempre ao ecrã LCD.
Máquinas superzoom
Estas máquinas dispõem de um alargado leque de distâncias focais. Para estarem nesta categoria, terão de ter um zoom ótico com um mínimo de 15 ampliações (em relação à distancia focal mínima). Caso um determinado aparelho tenha todas as funções necessárias para poder ser considerado avançado, é colocado nessa categoria. Por isso, existem diversas máquinas fotográficas na categoria das avançadas com um zoom acima das 15x. Os zoom óticos que equipam esta classe de aparelhos são sempre bastante potentes (embora tal possa sacrificar alguma sensibilidade à luz), podendo, nalguns casos, chegar a valores acima das 60x.
Máquinas avançadas
São aparelhos bem equipados, com diversas regulações manuais, como, por exemplo, a possibilidade de definir o valor de abertura do diafragma, a velocidade de obturação, a possibilidade de efetuar a focagem de forma manual e de gravar ficheiros em formato RAW. De dimensões superiores aos modelos compactos, existem alguns que integram já sensores de dimensões mais generosas, possibilitando uma boa sensibilidade à luz. Os zoom óticos que equipam esta classe de aparelhos são, em muitos casos, bastante potentes, podendo chegar a valores acima das 30x.
As máquinas avançadas são indicadas para quem pretende um aparelho versátil e que permita efetuar várias regulações manuais. É uma opção interessante para quem tem alguns conhecimentos de fotografia ou quer adquiri-los. Alguns destes modelos apenas diferem dos modelos reflex ou híbridos por não permitirem a mudança das lentes. No entanto, muitos deles possuem zooms óticos bastante potentes, permitindo utilizar um leque alargado de distâncias focais. Nesse caso, poderá nunca sentir necessidade de trocar as lentes.
Máquinas híbridas
São aparelhos bastante bem equipados, com diversas regulações manuais, como, por exemplo, a definição do valor de abertura do diafragma, a velocidade de obturação ou a possibilidade de efetuar a focagem de forma manual. Tal como as máquinas reflex, dispõem de objetivas intermutáveis (também aqui o desempenho pode mudar de forma significativa ao recorrer a outras lentes).
As máquinas híbridas são muito similares aos modelos reflex. No entanto, ao não integrarem o espelho (que todas as reflex têm) no seu interior, são aparelhos bastante mais compactos, e as próprias objetivas tendem a ser mais pequenas e leves. São indicados para quem pretende um aparelho versátil, que permita efetuar regulações manuais, e que esteja interessado na utilização de diferentes lentes que possibilitem tirar o melhor rendimento em condições específicas.
Máquinas reflex
As máquinas reflex são aparelhos bastante bem equipados, com diversas regulações manuais, como a possibilidade de definir o valor de abertura do diafragma, a velocidade de obturação ou a possibilidade de efetuar a focagem de forma manual. São, normalmente, aparelhos bastante volumosos, que podem pesar mais de 800 gramas. As lentes deste tipo de aparelhos são intermutáveis, o que permite adquirir lentes para usos específicos: uma teleobjetiva para efetuar ampliações significativas, uma lente macro, uma lente com focal fixa para melhor desempenho em condições de luz difíceis são alguns exemplos.
Verificamos que, na maior parte dos kits analisados, as lentes que acompanham os aparelhos reflex não são de grande qualidade. O desempenho de todos os aparelhos analisados pode melhorar bastante se utilizar umas lentes de qualidade superior. As máquinas reflex são indicadas para quem pretende um aparelho versátil, que permita efetuar regulações manuais, e que esteja interessado na utilização de diferentes lentes que garantam tirar o melhor rendimento em condições específicas.