Notícias

Imprimir através do smartphone ou tablet: analisámos 3 apps

21 maio 2014 Arquivado

Arquivado

Saiba como tirar partido das funcionalidades Apple Air Print, Google Cloud Print ou as integradas no Android 4.4. "Kit Kat", para imprimir a partir de smartphone ou tablet.

Impressão integrada Android

Há vários anos que as aplicações Android para dispositivos móveis estão disponíveis para as principais marcas de impressoras, permitindo a impressão de fotografias e outros documentos a partir de Wi-Fi. Mas esta é uma solução que não é tão integrada como o Air Print da Apple. A versão mais recente do Android, o 4.4 (Kit Kat), surge agora nos novos tablets e smartphones e está disponível como upgrade num número restrito de dispositivos recentes. Apesar da Google ter integrado no “Kit Kat” uma funcionalidade de impressão semelhante à do Air Print, a verdade é que, até agora, apenas as impressoras HP e a Samsung incluíram o plugin necessário que lhes permitem ser compatíveis. É de esperar que a Canon e a Epson adiram a esta funcionalidade disponibilizando o download de um plugin de forma a tornar compatível esta funcionalidade com os seus produtos.

Quando tentámos imprimir quer um e-mail, quer uma página de Internet ou uma fotografia, o interface revelou-se muito semelhante ao do AirPrint. A diferença é que o sistema Android oferece mais opções como a alteração do tamanho do papel. A janela de diálogo é aberta ao clicar sobre os três pontos que surgem no canto superior direito de cada aplicação e em “Imprimir” no menu que se abre.

Em alternativa à impressão é possível guardar o documento em pdf.

Depois de escolher a opção “todas as impressoras”, surge no ecrã a mensagem “busca de impressoras”:

É então escolhido o aparelho e feita a impressão.

Na impressão de um site, é possível imprimir apenas as páginas pretendidas: