Notícias

Imprimir através do smartphone ou tablet: analisámos 3 apps

21 maio 2014 Arquivado

Arquivado

Saiba como tirar partido das funcionalidades Apple Air Print, Google Cloud Print ou as integradas no Android 4.4. "Kit Kat", para imprimir a partir de smartphone ou tablet.

Google Cloud Print

É necessário instalar a aplicação Google Cloud Print e uma impressora “Cloud Ready” devidamente registada na Google. Com a impressora Canon MG4200 fizemos o registo através das opções de configuração do “Serviço Web” da própria impressora, a que se acede através do ecrã.

Para algumas impressoras pode ser necessária a atualização do firmware da impressora para ativar o Cloud Print mas, neste caso, tal não foi necessário.

A maioria das impressoras que testámos recentemente são compatíveis com o Cloud Print, o que inclui todos os modelos HP e ePrint bem como outros das principais marcas.

Para fazer o registo da impressora no Cloud Print é necessário uma conta Google que deverá ser a que utiliza no smartphone ou tablet.

O Google Cloud Print permite a impressão a partir programa de navegação do Google (Chrome) em qualquer dispositivo, a partir das aplicações do Google Docs ou através de outras aplicações em dispositivos móveis ou PCs. Encontra a lista dessas aplicações no site da Google. Mas a forma mais simples de impressão é a partir dos aparelhos com Android, o sistema operativo da Google.

Instalámos a aplicação do Google Cloud Print no tablet e com o browser Chrome e abrimos o site da DECO PROTESTE. Para dar ordem de impressão, clicámos sobre o símbolo dos três pontos, em cima, à direita, ou na tecla menu do smartphone, e selecionámos a opção “partilhar” a partir do menu que se abre.

Surgiu então uma lista de aplicações para “partilhar” entre as quais a Cloud Print, que selecionámos.
De seguida, escolhemos a impressora a partir da lista de dispositivos registados.
Surge uma janela de opções onde a ordem de impressão pode ser dada clicando no símbolo “enviar”, em forma de avião de papel, que surge no canto superior direito do ecrã.