Notícias

Imprimir através do smartphone ou tablet: analisámos 3 apps

Apple Air Print

A maioria das impressoras com ligações de rede é compatível com o sistema Air Print.

Para poder ser utilizada, é necessário que o dispositivo móvel esteja ligado via Wi-Fi à mesma rede da impressora. De referir que algumas impressoras que têm apenas ligação Ethernet (com fios) continuam a ser compatíveis com a funcionalidade AirPrint. Quando é dada uma ordem de impressão, o AirPrint inicia de imediato uma busca de rede e localiza as impressoras compatíveis.

O AirPrint permite a impressão a partir de muitas das apps para iPad e iPhone. Aplicações da própria Apple como a de e-mail, fotografia, mapas, programa de navegação e de escritório (Pages, Numbers, Keynote) são compatíveis. Mas existem muitas outras aplicações de outros fornecedores que também são compatíveis. Encontra a lista das aplicações no site da HP.

O procedimento para imprimir varia de aplicação para aplicação mas, inevitavelmente, começa ao clicar num ícone num dos cantos do ecrã.

Para imprimirmos um e-mail a partir do iPad, abrimos o e-mail e clicámos na seta curva, no canto superior direito.

Seleciona-se depois uma das impressoras da lista que é apresentada:
Surge depois a janela que permite alterar as definições de impressão que, no caso, foram apenas o número de cópias pretendido e a opção frente e verso. As opções podem variar consoante as aplicações.
De seguida tentámos imprimir uma página da Internet utilizando o programa de navegação da Apple, o Safari. Neste caso, o comando de impressão é dado pelo ícone “partilhar”, que surge no canto superior esquerdo do ecrã.
Ao selecionar a opção “Imprimir”, as opções propostas são semelhantes às da impressão do e-mail. Infelizmente não existe a opção de imprimir apenas uma subsecção da página, pelo que é impressa na totalidade.
Na impressão com a aplicação de fotografias, seleciona-se uma fotografia e o ícone de partilha surge no canto inferior esquerdo. Ao carregar no ícone e escolher Imprimir, surge a janela das opções de impressão:

Curiosamente, há poucas opções para a impressão de fotografias, ao contrário das aplicações de impressão dos fabricantes que, no mínimo, permitem selecionar o tipo de papel e a dimensão da impressão. Neste caso, por defeito, a impressão é feita no tabuleiro 4x6, sem margens, cortando um pouco a imagem em cima e em baixo.

Imprimimos também a partir da app Mapas, onde o ícone de partilha surge em baixo, à direita.

Selecionámos “Imprimir” e surge a janela de opções de impressão:
Também no caso da fotografia são dadas várias opções de impressão, como a dimensão do papel e a orientação da fotografia e se a impressão é a cores ou monocromática.