Notícias

Como imprimir através do smartphone ou tablet

Aplicações multifunções: Brother, Canon, HP e Epson

As marcas das impressoras também disponibilizam as suas próprias apps para impressão, que os utilizadores podem descarregar gratuitamente num sistema Android ou iOS.

Todas as aplicações das marcas funcionaram bem no nosso teste e são recomendadas. Foi possível imprimir, sem problemas, a partir de serviços de cloud, como o Google Drive e a Dropbox. Todas as apps mostram informações do estado da impressora, como, por exemplo, o nível dos tinteiros.

Brother iPrint & Scan

Oferece uma variedade de opções de impressão, cópia e digitalização. Há vários recursos úteis, como uma função de pré-visualização de cópia que permite ver a imagem e editá-la antes de a enviar para a impressora multifunções.

Pode imprimir remotamente, mas tem de se registar antes no Google Cloud Print. A aplicação permite imprimir fotografias, páginas web e documentos em vários formatos (word, excell, pdf, entre outros). Verificámos uma ligeira dificuldade em fazer a ligação Wi-Fi, pois foi necessário ligar e desligar esta funcionalidade algumas vezes para se conseguir estabelecer a ligação. Também não dispõe de Wireless Pictbridge (a tecnologia que permite imprimir fotografias diretamente, sem um cabo USB).

imprimir

 A app da Brother tem uma função de pré-visualização de cópia que permite ver a imagem e editá-la antes de imprimir.

Canon Print

A app da Canon permite que o utilizador controle os trabalhos de impressão, cópia e digitalização a partir de um smartphone ou tablet. Uma das funcionalidades a destacar é a possibilidade de tirar uma fotografia de um documento e, de seguida, convertê-la num PDF para impressão. A app é fácil de usar, mas a Canon exige a criação de uma conta com um ID de registo. Para obter o ID é necessário registar a impressora através do painel de controlo enquanto está conectada com uma rede Wi-Fi, o que consideramos incómodo.

imprimir

Depois de fazer o registo da impressora, é possível escolher imprimir, copiar ou digitalizar.

Epson iPrint

Tal como outras apps, a da Epson permite imprimir em qualquer lugar do mundo (nas impressoras Epson compatíveis com e-mail, utilizando a funcionalidade de "impressão remota"). Pode ser utilizada com uma grande variedade de serviços cloud (Box, Dropbox, Evernote®*1, Google Drive™ e Microsoft OneDrive™) e oferece diversas opções para configuração de impressão, como a alteração da qualidade a imprimir e a possibilidade de impressão frente e verso.

imprimir

A app da Epson pode ser utilizada com vários serviços cloud, disponíveis no "armazenamento online".

HP Smart

Apesar de a HP ter várias apps para impressão, a Smart é das mais completas e úteis. Trata-se de uma app com um design apelativo em que todas as principais funções de impressão, cópia e digitalização estão disponíveis. A app também permite cortar, editar e melhorar fotos antes da impressão.

A HP ainda disponibiliza a aplicação ePrint para Android, mas vai ser descontinuada em breve. Não dispõe de Wireless PictBridge, que, no entanto, só interessa a quem tenha uma câmara que permita ligação Wi-Fi e queira imprimir fotos sem edição.

imprimir

A app Smart, da HP, tem um design apelativo e todas as principais funções para imprimir, copiar ou digitalizar.