Guia de compras

Impressoras multifunções: guia de compras

17 maio 2016
Como comprar impressoras

17 maio 2016
Por menos de 100 euros, encontra bons modelos para digitalizar, copiar e enviar faxes. Para imprimir mais de 20 fotos de uma vez, sai mais barato recorrer a uma loja online.
Fáceis de usar e configurar, as impressoras são compatíveis com o Windows 7, Vista ou XP e Mac. O Windows 8, que deverá estrear em breve, permite usar drivers do Windows 7 ou Vista. Mesmo assim, é aconselhável substituí-los por drivers mais recentes logo que disponibilizados no sítio na Net do fabricante da impressora. O Windows 8 irá também integrar muitos dos antigos drivers, permitindo que muitas impressoras sejam reconhecidas sem precisar de um driver externo fornecido por terceiros. Pode ligar a máquina fotográfica ou introduzir o cartão de memória e imprimir diretamente as fotos. A velocidade varia entre 1 minuto e mais de 14 minutos para uma foto de 20×25 centímetros.

A maioria faz boas digitalizações e cópias de texto, gráficos ou ilustrações a cores. Se pretende partilhar a impressora com vários computadores, verifique as ligações de rede. Nalgumas, pode optar pela ligação Wi-Fi ou cabo Ethernet.

Equipamento inflaciona preço

Consoante o equipamento, uma impressora multifunções pode custar entre 40 e mais de 300 euros. Verifique as funções que pretende usar. Compare também preços entre lojas. Um mesmo modelo pode ter diferenças superiores a 50 euros.

Se imprime muitas fotos, sai mais barato encomendá-las numa loja online. A qualidade é aceitável, os serviços são fáceis de usar e as entregas rápidas.

Dicas para poupar

Desligue a impressora quando não a usar. Alguns modelos consomem quase 8 watts em stand-by, o mesmo que uma lâmpada economizadora. Os mais poupados ficam-se pelos 0,5 watts.Mesmo desligados, alguns modelos chegam a consumir 5 watts. Para eliminar este consumo, desligue a impressora da tomada.
Desative as funções que não usa. As ligações Wi-Fi e Bluetooth gastam eletricidade

Para reduzir a quantidade de papel e de tinta, imprima em modo de rascunho quando possível, frente e verso e condense o texto.

Alternativa: pode gravar o documento em PDF (Portable Document Format), consultar mais tarde e enviar por e-mail.