Dicas

Tinteiros compatíveis: uma boa solução para a impressora?

Início

Com um preço mais baixo do que os originais, os tinteiros compatíveis são a escolha de muitos consumidores. Mas há mais aspetos que deve ter em conta, como a compatibilidade com a impressora e a qualidade de impressão.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Bruno Dias e Filipa Nunes
27 fevereiro 2019
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Bruno Dias e Filipa Nunes
cartuchos alternativos

iStock

 

Quem já comprou uma impressora sabe que, dependendo da escolha, o custo do equipamento é baixo quando comparado com o dos tinteiros que terá de comprar ao longo do tempo. Se a impressora é paga de uma só vez, já os tinteiros são um custo que se mantém ao longo da vida útil do aparelho e que, ao fim de muito pouco tempo, facilmente superam o custo da impressora.

Ver teste a impressoras

 

Esse é um modelo de negócio delineado pelos próprios fabricantes, que preferem praticar um custo mais acessível no equipamento, para lucrar na altura da compra dos tinteiros, que são, por norma, bastante caros.

No entanto, existem alternativas aos tinteiros fabricados pelas empresas que comercializam impressoras, e que geralmente têm um custo menor. Os chamados tinteiros ou cartuchos compatíveis, também denominados de alternativos, podem ser adquiridos por menos de metade do preço e são fáceis de encontrar em qualquer loja da especialidade.

Na hora de escolher, além do preço, deve ter em atenção questões como a qualidade da impressão ou a compatibilidade física destes tinteiros com a impressora que possui.

 

Principais problemas dos tinteiros compatíveis

Se já decidiu comprar tinteiros compatíveis para a sua impressora, em detrimento dos originais, fique a saber que estes últimos, de acordo com testes realizados, raramente falham. Já os cartuchos alternativos são mais propensos a falhar, sobretudo porque são construídos para serem compatíveis com as impressoras no mercado e outras que venham entretanto a surgir, com a restrição de não poderem infringir as patentes dos cartuchos em termos de design e formulação das tintas.

Podem ser responsáveis por vários tipos de falhas, como derrame de tinta, impressões manchadas, desbotadas, com listas ou pontos aleatórios, e até mesmo falta de reconhecimento pela impressora.

As causas para estas falhas estão usualmente relacionadas com a composição inadequada da tinta, problemas com o chip e também com uma construção física deficiente do tinteiro.

Composição da tinta

É normal que a composição da tinta no tinteiro alternativo seja diferente da composição do tinteiro original, o que poderá estar na origem de perda de qualidade de impressão. Ocasionalmente, pode ainda causar entupimento da cabeça de impressão da impressora. Normalmente, é possível limpar o bloqueio através do uso de um ciclo de limpeza.

Chip

Se o tinteiro original incluir um chip, o alternativo também deverá ter um, totalmente compatível com as impressoras, para que elas possam funcionar. No caso de cartuchos remanufaturados, o chip original deve ser reiniciado ou substituído por um novo. Mas, mesmo assim, não há garantias de que o chip será reconhecido pela impressora.

Construção física

No caso dos tinteiros compatíveis, a qualidade da construção física também é muito importante. Alguns cartuchos são difíceis de instalar e podem acabar por estragar a impressora durante a instalação. Mas, mesmo que os cartuchos compatíveis possam ser instalados na impressora, não há garantia de que a vedação com a cabeça de impressão funcione. Se a vedação não for perfeita, o ar pode entrar no cartucho e fazer com que determinada cor não funcione. Às vezes, o problema pode ser resolvido apenas reabrindo a impressora e empurrando o tinteiro, mas ele pode mesmo assim não funcionar, o que faz com que a única via seja a substituição do cartucho. Outro problema que pode ocorrer é o derrame de tinta, que pode causar borrões no papel ou sujar as mãos do utilizador.

 

Garantia da impressora mantém-se

Em primeiro lugar, é pouco provável que tinteiros alternativos possam danificar a impressora. Os testes realizados demonstram que, mesmo nos casos em que os tinteiros compatíveis não funcionam, estes não danificam as impressoras.

De modo geral, de acordo com as declarações de garantias e observações feitas pelos fabricantes, o uso de cartuchos alternativos não invalida a garantia. No entanto, qualquer dano causado à impressora por um tinteiro alternativo é improvável que seja coberto pela garantia.

Se aparecer um problema na impressora durante o período de garantia, deve substituir os cartuchos alternativos pelos originais e testá-la novamente, para verificar se o problema não está nos tinteiros. Se o problema persistir, deve levar a impressora aos serviços técnicos da marca com os cartuchos originais instalados, para que a justificação imediata por parte da marca para o problema não seja a utilização de tinteiros compatíveis. Aliás, provar que o uso de tinteiros alternativos é a causa de qualquer avaria na impressora é um ónus que está do lado do fabricante e não do consumidor.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.