Dicas

Impressoras: respondemos às questões dos consumidores

21 outubro 2015

21 outubro 2015

Sabia que um tinteiro seco pode ser o resultado de um lugar mal escolhido para instalar a impressora? E que o consumo de tinta depende do modelo, das definições e do papel? Contra mitos e preconceitos, revelamos os factos.

Juntámos um conjunto de ideias falsas sobre as impressoras e pedimos aos nossos especialistas para responder.

Os tinteiros podem secar se não usar a impressora durante várias semanas?
Mesmo que não utilize a impressora durante várias semanas, tal não deve ser problemático. No caso de tinteiros secos, corrija o sítio da impressora: evite locais expostos ao sol ou perto de uma fonte de calor. Se não pode mudar a impressora de lugar, escolha um modelo com a cabeça de impressão incorporada no tinteiro ou ligue de vez em quando, mesmo que não pretenda usar.

A impressora às vezes demora mais tempo até ficar pronta a imprimir. Porquê?
Se não usou a impressora recentemente, é provável que esta inicie um ciclo de manutenção da próxima vez que a ligar. O processo pode demorar alguns minutos. As impressoras com ligação à Internet fazem verificações periódicas de atualizações a instalar.

O papel influencia o consumo de tinta?
O consumo depende da impressora, das definições de impressão e do papel. O papel fotográfico tende a utilizar mais tinta do que o papel normal, por exemplo. Se selecionar qualidade ótima ou melhor qualidade, consome mais tinta. Ao mesmo tempo, as definições de impressão e o tipo de papel influenciam a qualidade da impressão.

Tinteiros não originais danificam a impressora?
Nos testes a tinteiros compatíveis e reciclados, nenhuma impressora ficou danificada. Nem todos funcionam corretamente. Alguns não são reconhecidos pela impressora e outros obrigam a mais limpezas de cabeças de impressão, mas é pouco provável que danifiquem a impressora.

O que significa “usar de preferência antes de” no rótulo de alguns tinteiros?
Alguns fabricantes exibem uma data de “validade” no rótulo, até à qual os tinteiros se encontram na condição de utilização ideal. A perda de água com a evaporação e o contacto com o ar podem mudar as propriedades da tinta. Estas alterações podem influenciar a qualidade de impressão e, segundo alguns fabricantes, as cabeças de impressão.


Imprimir Enviar por e-mail