Dicas

Impressoras portáteis: o que são e como funcionam

Se precisa de imprimir quando está fora de casa ou do escritório, pode já ter considerado comprar uma impressora portátil. Saiba quais são as principais características e como funcionam estas impressoras.

14 junho 2022
Imprimir fotografias

iStock

As impressoras portáteis são mais compactas e leves do que as impressoras tradicionais. Alguns aparelhos têm a possibilidade de funcionarem sem uma tomada por perto, se incluírem uma bateria.

São uma boa opção para pessoas que precisam de imprimir documentos fora do escritório ou para entusiastas da fotografia que procuram uma solução rápida para imprimirem as suas fotos.

Qual a diferença entre impressoras de documentos e de fotografias?

Existem diferentes modelos de impressoras portáteis, com diversas características e funcionalidades, apropriadas para certos tipos de impressão. Saiba o que distingue as impressoras de documentos das de fotografias.

Impressoras de documentos

Funcionam como as impressoras domésticas a jato de tinta, mas têm uma dimensão menor e podem incluir uma bateria. Em regra, estas impressoras são capazes de imprimir documentos, gráficos e fotografias. Permitem imprimir a preto ou a cores. O formato máximo de papel para estas impressoras é A4. Alguns modelos são multifunções e conseguem copiar e digitalizar.

Impressoras de fotografias

Utilizam um sistema de sublimação de tinta térmica que utiliza papel fotográfico e faz várias passagens sobre um cartucho com fitas das quatro cores básicas (ciano, magenta, amarelo e preto). Ao serem aquecidas, estas fitas transferem os pigmentos de cor para o papel. As impressoras fotográficas não permitem imprimir dimensões maiores do que o formato clássico das fotos: 10 por 15 centímetros.

Como escolher uma impressora portátil

Para além do peso e das dimensões menores destes dispositivos, existem outras características importantes que podem ajudar na altura da compra de uma impressora portátil.

Conectividade

A conectividade das impressoras portáteis pode ser feita via cabo USB, mas a maioria dos modelos disponibiliza ligação wi-fi, para que possa usá-la sem fios com telemóveis, tablets e computadores. 

Muitos modelos estão também equipados com “Wi-Fi Direct”. Esta tecnologia permite que a impressora comunique sem fios com outros dispositivos, sem necessitar de um router ou uma rede wi-fi de suporte. Disponibiliza ainda a impressão na nuvem, uma forma simples de encomendar impressões, a partir de qualquer lugar, através da internet.

Alimentação e autonomia

As impressoras portáteis podem operar conectadas a uma tomada, mas também existem algumas com baterias recarregáveis, o que pode ser útil para quando está fora de casa. A autonomia difere consoante a capacidade das baterias, por isso verifique qual o tempo de utilização declarado pelo fabricante. Confirme se as baterias estão incluídas no preço da impressora portátil ou se as tem de comprar separadamente.

Ranhura para cartões e porta USB

Confira se é disponibilizada uma ranhura para cartão de memória e uma porta USB compatível com uma pendrive, com as quais pode carregar e imprimir documentos, sem precisar de dispositivos como computadores, telemóveis ou tablets.

Ecrã

Verifique se a impressora possui um ecrã LCD para ajustar facilmente as definições de impressão, especialmente numa impressora fotográfica.

Desempenho

Para avaliar o desempenho da impressora, consulte as informações do fabricante sobre a velocidade que utiliza para imprimir documentos ou fotografias, bem como a resolução máxima que as impressões podem ter.

Velocidade 

A velocidade de impressão é expressa em ppm (páginas por minuto), para documentos, e em segundos para fotografias (por exemplo, 40 segundos para obter uma foto de 10 por 15 centímetros).

Este critério varia se estiver a imprimir documentos a cores ou a preto, sendo que estes últimos são mais rápidos. A velocidade também pode variar se a impressora é alimentada por uma tomada elétrica ou por uma bateria, uma vez que a alimentação por bateria pode diminuir um pouco o desempenho da impressora.

Resolução

A resolução da impressão é indicada em dpi (dots per inch ou pontos por polegada). Quanto maior for a resolução, mais nítido será o conteúdo impresso na folha.

Custo

O custo da impressora engloba não só o preço de aquisição, como também os custos de utilização do papel e, sobretudo, da tinta. Se necessitar de imprimir várias fotografias, talvez seja mais indicado recorrer a um serviço de processamento de fotos. O custo da impressão depende, em grande parte, da impressora que utiliza.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.