Dicas

Impressoras: escolha bem e poupe tinta, eletricidade e papel

26 janeiro 2015

26 janeiro 2015

Descubra se deve optar por uma impressora a laser ou a jato de tinta. Saiba ainda avaliar o custo de impressão, já que as despesas com tinta ou toner ultrapassam o preço de compra.

Impacto ambiental

Se usa pouco a impressora, o consumo de energia pesa mais do que o toner e o papel. A produção de energia elétrica, em particular a que não tem origem em fontes renováveis, gera emissões de gases com efeito de estufa e resíduos radiativos, entre outros. 

A produção de papel consome muito mais energia do que a impressão. É por isso que utilizar os dois lados da folha é uma poupança considerável, como mostram as análises de ciclo de vida dos equipamentos de escritório. 

Imprimir uma página a cores tem um impacto 3 vezes superior ao de uma folha a preto e branco.

Embora os materiais usados no fabrico da carcaça da impressora e os componentes elétricos sejam recicláveis, a presença de retardadores de chama ou de metais pesados dificultam este processo. O impacto da fase de produção é particularmente elevado caso a impressora seja substituída ao fim de 3 ou 4 anos, isto é, muito antes do tempo de vida expectável. Se a impressora não for entregue para reciclagem, o impacto será ainda maior. Deposite-a num contentor específico para a reciclagem de equipamento elétrico e eletrónico, presente na maioria dos centros comerciais e nos ecocentros, ou entregue-a na loja onde comprar a nova. Nunca coloque estes equipamentos no lixo indiferenciado nem junto dos ecopontos. Proceda da mesma forma com os cartuchos: se estes não forem destruídos corretamente, podem poluir as águas.