Dicas

Impressoras com tanque de tinta: o que são e como funcionam

As impressoras com tanque de tinta oferecem a combinação perfeita entre custo, facilidade de utilização e sustentabilidade. Saiba quais as vantagens de ter um destes equipamentos.

08 junho 2022
impressora

iStock

Quando precisa de imprimir muitos documentos, seja no escritório ou em casa, os custos de utilização mais relevantes são o papel e, sobretudo, a tinta. Mas existem impressoras sem cartuchos em que a tinta fica mais económica. São as impressoras com tanque de tinta e podem ser a solução para si.

Compare resultados do teste a impressoras

Quais as diferenças entre impressoras tradicionais e com tanque?

As impressoras com tanque têm-se tornado numa alternativa económica a longo prazo, pois contemplam baixos custos operacionais e podem disponibilizar os mesmos recursos de uma impressora multifunções a jato de tinta tradicional. Contudo, o seu preço de aquisição é mais elevado, pelo que se tornam mais vantajosas para utilizadores intensivos.

Em vez de depender de cartuchos para produzir a impressão, as impressoras com tanque utilizam um sistema de tanques recarregáveis com garrafas de tinta.

O sistema de tinta da impressora entrega a tinta à cabeça de impressão através de um tubo hermético. As garrafas de tinta são uma opção mais económica do que os cartuchos, devido ao preço de aquisição mais baixo e à sua elevada capacidade, que fornece milhares de impressões a um custo reduzido. O custo de impressão por página com uma destas impressoras é cerca de 20 vezes inferior ao de uma impressora de jato de tinta com cartuchos.

Quais as características das impressoras com tanque?

Encher uma impressora de tanque com tinta é rápido e simples. Recomendamos que utilize luvas e passe um pouco de papel sob o reservatório enquanto transfere a tinta, pois pode ser difícil removê-la da pele e das superfícies.

Uma característica positiva destas impressoras é que os tanques são transparentes e visíveis a partir do exterior. Por isso, em vez de esperar que a impressora comece a imprimir documentos desbotados ou confiar apenas nos avisos do aparelho, consegue ver quando está a ficar sem tinta e reabastecer logo que possível com a tinta da garrafa.

Como a tinta nas impressoras de tanque é projetada especialmente para esses dispositivos, pode ver bons resultados nas impressões com uso elevado de tinta (por exemplo, em fotografias coloridas de alta qualidade).

Este modelo é uma opção menos prejudicial para o ambiente. Com a crise ambiental a caminhar a passos largos, cabe a cada um fazer a sua parte, pois a quantidade de resíduos que uma impressora comum produz é muito expressiva. É, por esse motivo, vantajoso que estas impressoras utilizem garrafas recicláveis de alta capacidade, em vez de cartuchos de plástico que incluem chips eletrónicos.

As impressoras de tanque tendem a ser compactas, apenas um pouco mais volumosas do que as impressoras a jato de tinta tradicionais, o que as torna adequadas para uso doméstico.

Quais os prós e contras das impressoras com tanque?

Pontos fortes

  • Custos de tinta mais baixos, especialmente para utilizadores intensivos.
  • Imprime mais páginas sem necessitar de recargas.
  • Produz menos resíduos.

Pontos fracos

  • Custo de aquisição mais alto.
  • Não adequadas para utilizadores que imprimem pouco, pelo seu custo de aquisição.
  • Recarregar os tanques de tinta pode ser complicado no início.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.